Pular para o conteúdo principal

indicador rebelde

Eu dedilho o tampo das mesas do mindinho ao indicador quando estou com pressa. O dedão fica fixo, observando o trabalho em vão dos colegas, como se aquela agitação pudesse acelerar as pessoas ou o ponteiro do relógio. Não faço uma nem duas vezes, faço centenas. Mão esquerda ou mão direita e as duas juntas, quando os dois dedões - um de frente pro outro - se distraem conversando sobre o tempo. Não faço no sentido contrário, meu indicador não é um bom batuta, a mania perde o ritmo. Poucas coisas são tão ruins quanto manias descompassadas. Manter a ordem de uma mania, como a hierarquia discreta entre os dedos, cada um levantando, baixando ao seu tempo, tocando o tampo com pressões distintas, adequadas para o mesmo som exige aperfeiçoamento. Meus indicadores não possuem este dom da regência, não são obedientes, são traidores. Mais que isso, são desonestos.


A minha pressa é muito exata. As minhas manias são muito organizadas. São moças que estudaram em colégio de freira, com saia plissada e meias longas, do tipo que pouco se vê hoje em dia. Elas estão em mim, porém, são diferentes de mim.


Eu comporto um universo, mas não me comporto.


Meus indicadores apontam sempre o caminho oposto ao que a minha boca fala. Eu digo esquerda, eles apontam a direita. Ainda que o caminho correto seja pegando a direita e que eu não tenha a menor noção de direção – o que vale pra mim é dobra pra lá, dobra pra cá – os indicadores trapaceiam no desejo de me perder. E quando eu quero me encontrar, apontam – precisamente – a pessoa errada.


Apesar de tudo, eu sou uma boa causa, o que complica é que eu sou meio urgente.


Quero os gostos em tempo real. Quero as felicidades já, quero os risos sinceros, quero ouvir uns nãos de verdade. Não perco tempo com as jogadas ensaiadas, fazendo de conta, dizendo que não quando tem um sim luminoso piscando na minha testa. Eu não gosto de sentir nada abreviado, mas empilho sentimentos, sem muitas explicações. Atropelo sem maiores cerimônias. Se me desagradam as entradas nada discretas que eu faço, as saídas triunfais, nem comento. Mas não faço por mal... sempre tenho muita pressa em ir embora porque tenho urgência em saber se vou voltar. Minhas incógnitas fazem parte do meu show. Minhas ambiguidades, minhas indecisões, minhas certezas líquidas e decisões de porcelana, nada consegue ser perpétuo. O que eu combino pode ser descombinado e posso mudar a regra do jogo que eu inventei. O mundo é muito dinâmico pra eu ser estática. Eu tenho pressa. E tenho dedos traidores.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~


La ecsplicación soy djhô

(mi espanhol es fueda!!!!)


E quando eu disse nunca mais com o dedo – o mesmo desonesto – em riste, saindo pra qualquer lado, entrando no carro de qualquer jeito, ele deu risada, me pedindo pra baixar o vidro. Eu, ainda com o dedo em riste e uma fileira de xingamentos loucos pra saltarem da ponta da minha língua, baixei. Puxei o ar. Ele pegou meu indicador com a mão, encostou no meu nariz e disse:


- Tu não podes mais reclamar que os teus cabelos são rebeldes, tu inteira é rebelde.


Os xingamentos voltaram pro fundo da boca, engoli todos, um por um. No meu rosto, um sorriso se desenhou com giz, como aquele que as professoras do primário desenhavam no sol, no canto do quadro.


Foi o primeiro que ganhou esse sorriso.

E perderá tantos outros.


*****

Definitivamente, eu não funciono muito bem.
É divertido.


*****

Retrato de costas, tentando domar o indomável bêlo. Quando quero liso, ele enrola, quando quero ondas, ele escorre.



Sometimes (I Wish) - City and Colour

If I was a simple man,

Would we still walk hand in hand?

And if I suddenly went blind,

Would you still look in my eyes?

What happens when I grow old?

And all my stories have been told?

Will your heart still race for me?

Or will it march to a new beat?

If I was a simple man





If I was a simple man,

I'd own no home, I'd own no land

Would you still stand by my side?

And would our flame still burn so bright?





Sometimes I wonder why,

I'm so full of these endless rhymes

About the way I feel inside

I wish I could just get a ride





If I was a simple man

And I could make you understand

There'd be no reason to think twice

You'd be my sun; you'd be my light

If I was a simple man...

If I was a simple man...





Sometimes I wonder why

I'm so full of these endless rhymes

About the way I feel inside

I wish...

Sometimes...












































Comentários

Thiago disse…
Kuky e rebeldia, qual a novidade?
beijos
Carlos disse…
A Música abaixo, de um tempo quando o mundo ainda era em P&B, fala por mim...
http://www.youtube.com/watch?v=58iKc9CZOo8
Que foto ESPETACULAR!!!
Um Beijo em cada um daqueles ossinhos no final (ou no começo) da nuca!
Anônimo disse…
eu sempre me identifico com aquilo q vc escreve.
Beijos
Amandinha
Roberto disse…
Sorriso de giz :)

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr