quinta-feira, 20 de setembro de 2012

quer namorar comigo?


Meu filho pediu a coleguinha em casamento para o pai dela, mas não a pediu em namoro. Convencionou que são namorados. Ela não se opôs e eu quase morri. Contaram-me que ainda se pede em namoro. Eu não vi, mas me contaram que acontece. Há horas não tinha notícia de um pedido de namoro. Assim, formalmente perguntando: Você quer namorar comigo?

Outro dia um casal de amigos comentava que não tinha data para comemorar um ano de namoro, mas que devia ser por perto do carnaval. Passaram a se chamar namorados. A cláusula de exclusividade já tinha sido anteriormente convencionada. Lembro quando ele foi até a praia da Ferrugem. Destemido e decidido a voltar de lá com ela. Ofereci um tacape, um sonífero, um raio de amnésia. Ofereci cativeiro porque duvidei do sucesso, fiz planos de sequestro. Ofereci o ombro amigo caso voltasse despedaçado. Voltaram namorando sem pedido, sem aceite.

Desde sempre não se sabe quando o amor começa. Ou como. Existe um gatilho para amar? Uma bala certeira que nos faz morrer e estar mais vivo do que nunca? Existe um botão de luz que liga o amor? Acredito que não, quando se vê, já se ama porque o amor não tem começo. Quando se vê o amor já te acertou a queima roupa, já violou a pele, já iluminou o rosto, a sala. Já pulou a janela.

Não fui pedida em namoro, fui declarada assim. Convencionamos a data do primeiro beijo como dia de início, não porque nos importe, mas porque precisamos ter uma resposta afiada quando perguntam. Somos cúmplices nesta escolha. Respondemos o mesmo dia por eleição, em votação unânime e sem recurso. Usamos o calendário do celular para lembrar o dia exato.

Neste dia ele me pedia pra não o chamar pelo nome. Dizia “me chama de amor, porque daqui a um pouquinho já vai me amar”. Resisti. Por dois minutos, ou menos. O que é quase impossível diante de uma cara deslavada com ar de deboche de alguém que se declara rei do meu sofá e me faz ameaças.

Certo, amor. E assim foi. Desde o primeiro beijo, ele me chama de amor, eu o chamo de amor. Sem discussões. Se for preciso explicar, prefiro deixar que Clarice faça por mim:

Não me lembro mais qual foi nosso começo. 
 Sei que não começamos pelo começo. 
Já era amor antes de ser.


Não começamos. Apenas fomos, como somos e seremos. Não houve pedido de namoro porque nunca fomos outra coisa.  Ele não perguntou se eu queria ser dele, me pegou pra ele. O amor aconteceu, como não poderia deixar de ser. Adepta de bilhetes que eu sou, escrevi para registrar na primeira camiseta do nosso namoro: “já era amor antes de ser”.

Nunca foi outra coisa. Sempre foi o nosso amor. 




(é a única camiseta que fiz pra mim)


Mesmo que caia chuva lá fora, aqui dentro tem muito sol e saudade. 



SINATRA - SEPTEMBER RAIN

The leaves of brown came tumbling down 
Remember, in September, in the rain 
The sun went out just like a dying amber 
That September in the rain 

To every word of love I heard you whisper 
The raindrops seemed to play our sweet refrain 
Though spring is here, to me it's still September 
That September in the rain 

To every word of love I heard you whisper 
The raindrops seemed to play our sweet refrain 
Though spring is here, to me it is still September 
That September in the rain 
That September that brought the pain 
That September in the rain



6 comentários:

Anônimo disse...

Desenha, pinta, borda, escreve, é mãe, trabalha, é linda, inteligente, culta e divertida. Você é superdotada! Adoro seus textos, linfo romance.
beijos

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Lúcia disse...

Lindo, lindo, lindo de morrer! Acompanho emocionada, este amor é de encantar.
Beijos carinhosos!
Lucia

Aline disse...

Um dia fui ler um dos teus posts acabei lendo varios seguidos. Um melhor que o outro e você é linda demais. Já é minha escritora preferida.
bjs

BETO disse...

Atesto para os devidos fins que isso é amor.

BETO disse...

SÓ UM DETALHE, BOCÃO: CARNAVAL SEM MÁSCARA, LEMBRA? DUNA DE WI-FI E LIGAÇÃO 4 DA MANHA PERGUNTANDO SE ESTAVA VIVA, LEITURA NA GELADEIRA E PLANOS DE ASSASSINATO. MELHOR CARNAVAL QUE JÁ PASSAMOS NÃO JUNTOS! HUAHUAHUA
QUERO GRANA $$$$ POR USAR A MINHA HISTÓRIA.

BJ