sábado, 10 de novembro de 2012

escada


O impulso de viver traz junto o medo da morte. Nossas evoluções acontecem assim, através do desejo e do medo. São as duas faces da mesma moeda. Um desejo realizado, um medo de perder. Um medo concretizado, um desejo de salvação. Esta é a ideia freudiana do jogo de Eros e Tânatos, impulsos de vida e morte, que leva as pessoas à evolução, que seria uma espécie de subida de escada em busca de uma perfeição, geralmente atribuída a Deus.

Talvez essa ideia tenha sido gerada pela passagem bíblica do antigo testamento, onde Jacó sonha com uma escada ligando a terra e o céu. Lá em cima, Deus. Nos degraus, subindo e descendo, os anjos mensageiros. A escada se transforma, assim, em um canal direto entre o humano e o divino. Subir a escadaria, evoluir, desejar, vencer o medo, tudo para que o ser humano esteja mais perto de Deus.

Este ano, quando fui para Buenos Aires, fotografei várias janelas interessantes. Lindas. Sempre tive adoração, já comentei isso outras vezes. Tenho uma coleção bem gordinha de fotos de janelas que eu tiro por aí. Mas, durante essa viagem, as escadas começaram a me agradar muito. Acho que a foto mais linda que meu namorado e eu tiramos durante a viagem foi numa escadaria perto da Recoleta.

Ultimamente ando parando no meio da rua mais pelas escadas do que pelas janelas. Conto os degraus, aprecio a vista de cima, depois de baixo, elejo meu andar preferido. Gosto daquelas que têm história, jardim de musgo, rachaduras como rugas, imperfeições que o tempo deixou de lembrança.

Rembrandt pintou um quadro chamado FILÓSOFO MEDITANDO. Curiosamente, o filósofo está sentado embaixo de uma escada em espiral. Ele olha perdidamente para as mãos, em frente a uma janela por onde entra toda a claridade da tela, que ilumina apenas ele e a escadaria que vai do chão até o infinito – não se vê o fim. Interessante é que atrás dele tem uma portinhola fechada. A janela está aberta e clara. Talvez ele concordasse comigo sobre a importância de abrir mais as janelas do que as portas! Do outro lado do quadro, uma mulher atiça o fogo na lareira, mas a luz nem se compara com a que entra pela janela.

E a escada ali, em espiral, no meio da tela, posição de destaque. Sem dúvida essa luz que entra pela janela – como eu digo que o amor faz – conduz o filósofo do plano mundano até o infinito e divino, através da escada. As evoluções são alcançadas a cada degrau. A luz divina guiando a subida.

Comentei com o meu namorado, numa dessas noites, que ando viciada nas escadas, tanto ou mais que janelas. E que isso começou com ele, lá em Buenos Aires. No auge da sabedoria que ele tem – e cada dia mais me apaixono por isso – ele me disse que a explicação era muito simples. Sempre adorei as janelas para poder fugir por elas. Agora, não quero mais fugir. Quero ficar e cada hora ser mais feliz. É uma evolução através da escada da vida.

Concordo e complemento:

O amor entrou pela janela. Nós estamos subindo as escadas.
Porque amar é divino. 

Rembrandt, Filósofo na janela.


SIM! SIM! SIIIM! ADORO UM CLICHÊ MUSICAL!

Esperando Na Janela
Cogumelo Plutão

Quando me perdi
Você apareceu
Me fazendo rir
Do que aconteceu
E de medo olhei
Tudo ao meu redor.
Só assim enxerguei
Que agora eu estou melhor.

Você é a escada da minha subida,
Você é o amor da minha vida,
É o meu abrir de olhos do amanhecer,
Verdade que me leva a viver.
Você é a espera na janela,
A ave que vem de longe tão bela,
A esperança que arde em calor,
Você é a tradução do que é o amor.

E a dor saiu;
Foi você quem me curou.
Quando o mal partiu
Vi que algo em mim mudou
No momento em que quis
Ficar junto de ti
E agora sou feliz,
Pois lhe tenho bem aqui.

Você é a escada da minha subida,
Você é o amor da minha vida,
É o meu abrir de olhos do amanhecer,
Verdade que me leva a viver.
Você é a espera na janela,
A ave que vem de longe tão bela,
A esperança que arde em calor,
Você é a tradução do que é o amor.

Quando me perdi
Você apareceu
Me fazendo rir
Do que aconteceu
E de medo olhei
Tudo ao meu redor.
Só assim enxerguei
Que agora eu estou melhor.
Estou melhor!




2 comentários:

Gabriela disse...

Kukynha, continuas um espetáculo! Minha amiga é a mulher mais inteligente e linda que existe.

VIVI disse...

RUIVA, DE ONDE SAI ESSAS COISAS QUE TU ESCREVE? ADOROOOOO, SUA MUSA!