Pular para o conteúdo principal

mudices

As nossas conversas são boas e as nossas mudices são melhores. Entendo que as nossas mudices são conversas sem palavras. Entendo que eu tenho conversado muito assim, mais ouvindo. É um hábito que tenho desde criança, absorvo a alma lendo os gestos, decifrando códigos, montando as palavras nas frases como um quebra cabeça de intenções. Por mais que eu fale, que eu goste de escrever, meu interesse é ouvir. Não desperdiço um bom estranho. Nem um conhecido. Alguns amigos me conhecem há tanto tempo que me confundo nas lembranças, nossas histórias fazem uma trama, apesar dos longos períodos distantes. Gosto de quando sentamos no sofá olhando pro mesmo nada da parede, depois recebo um agrado com o dedo indicador escorregando pelo meu nariz. É minha deixa pra sorrir sem mostrar os dentes, iniciando a pauta da noite. Aguardo pela análise detalhada, pelo de deboche que acaba, invariavelmente, em traçar um perfil psicológico da situação. Está feita a minha análise.



Nunca me zanguei por isso, a amizade é um fabuloso divã. Argumento contra, justifico as atitudes, fico bufando, bato os pés para acabar aceitando alguns baldes de água fria. É comum ouvir que não sei ser contrariada, pelas últimas três décadas, é o que eles mais têm feito.



Ando apreciando outros silêncios enquanto escuto músicas antigas. Rolling Stones, Kiss, Simon & Garfunkel, Beatles, Aerosmith, Queen, para situações novas, antigos conselhos.



Nada é tão inédito para jamais ter sido cantado.



Vigio o mudo relógio do celular, que não faz tic tac. Mudo, ao ponto de não acusar as mensagens que antes eu mal conseguia responder em ordem. Que aqui não se confunda o silêncio com o vazio, porque ele está cheio. As mudices são pintadas nas paredes com tinta neon.



No banco do meu carro as palavras ditas se empilham no banco do passageiro. São as minhas companheiras no sinal vermelho. Pausa. Mais uma vez eu me encontro sem mapa, ou melhor, me desencontro perdida. Aqui, sem bússola ou placa, sem informação do destino, confiro aquilo tudo que estava avisado antes sobre a estrada. Tudo se confirma. Inclusive a previsão do tempo.



Alguns rancores, alguns medos, muitas vírgulas. Temperamento difícil, exageros, extremos, euforias que precisam ser domadas. Uma vida diferente, com regras que eu nunca tive porque sempre caminhei na beira do barranco. A queda é tentadora, seduz minha curiosidade quem já caiu e escalou o penhasco pro lado de cá. É mesmo uma vida a ser levada no caminho que a luz indica. E eu disse sem falar: quero. E o que eu digo agora? Que já passei pelo sinal amarelo, pelo vermelho e agora espero que acenda a luz verde. Quero. Quero muito. Não deixei de querer. Quero a luz verde que vai me dizer “siga livre”.



Prefiro tudo isso sem mapas. Tão inúteis quanto os manuais de instruções. Ou explicar de onde viemos.



Ou explicar como. Há tantas verdades nos silêncios.



Parabéns Porto Alegre, cidade onde o sol sempre vai dormir mais bonito.
 
Amo Porto Alegre.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Miss You (Rolling Stones embalou uma arrumação de quarto da-que-las... muito sexy #NOT)


I've been holding out so long
I've been sleeping all alone
Lord I miss you
I've been hanging on the phone
I've been sleeping all alone
I want to kiss you

Oooh..

Well, I've been haunted in my sleep
You've been starring in my dreams
Lord I miss youI've been waiting in the hall
Been waiting on your call
When the phone rings
It's just some friends of mine that say,"Hey, what's the matter man?
We're gonna come around at twelve
With some Puerto Rican girls that are just dyin' to meet you.
We're gonna bring a case of wine
Hey, let's go mess and fool around
You know, like we used to"

Aaah...

Oh everybody waits so long
Oh baby why you wait so long
Won't you come on! Come on!

I've been walking in Central Park
Singing after dark
People think I'm crazy
I've been stumbling on my feet
Shuffling through the street
Asking people, "What's the matter with you boy?"

Sometimes I want to say to myself
Sometimes I say

Oooh..
I won't miss you child

I guess I'm lying to myself
It's just you and no one else
Lord I won't miss you child 
You've been blotting out my mind
Fooling on my time
 No, I won't miss you, baby, yeah

Lord, I miss you child

Aaah...

Lord, I miss you child

Aaah...

Lord, I miss you child

Aaah...

Comentários

Carlos disse…
Adoro o som do silêncio...
Anônimo disse…
Nossos assuntos são como vinho vc disse. Espero q a mudice de vcs tenha feito o assunto respirar tb.
Fabi

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr