Pular para o conteúdo principal

rede de carnaval

O céu passou a tarde inteira em um azul escancarado. Não teve vergonha de abolir as nuvens, não deixou que surgissem riscas brancas de giz por nenhum grau do horizonte. Desenhou o infinito em tons de luminosidade até chegar a noite. Eu, como boa gulosa de felicidade, aproveitei o clima para ver no rosto de uns amores sorrisos. Fiz da rede um universo modesto, onde eu pudesse brincar de Deus, determinando as espreguiçadas e os cochilos entre as viradas de páginas do livro. Busquei com a ponta dos dedos os embalos dos impulsos na parede. Analisei meu pé descalço há quase doze horas.



Agora à noite, a lua é miúda, discreta entre umas porções de estrelas, organizadas em pequenos grupos, que me parecem tão íntimas. Quase me chamam pelo apelido. Fofocam sobre mim, trocam confidências sobre os pedidos que eu faço, sobre as coisas que eu conto. Apenas não duvidam porque testemunham. Acabei de passar o céu em revista. O pelotão de estrelas também não permitiu as nuvens. Sim, fui procurar por elas porque estou com saudade de dormir com chuva. Adoro chuva, mesmo na praia. Adoro praia, mesmo com chuva, mesmo no inverno, mesmo qualquer coisa, mesmo. Assim como gosto de tanta coisa sem explicação, gostei muito do dia de hoje, ainda que a chuva não venha regar a minha horta de sonhos.



Aliás desfiz o jardim de sonhos, transformei numa horta! Pode não ser poético, pode não ser romântico, mas prefiro que os sonhos me alimentem. Um jardim de sonhos é muito estético e pouco útil. Minha horta de sonhos exige tanto cuidado e adubo quanto um jardim, com a vantagem de permitir a colheita.



Hoje ouvi histórias da minha infância. Sobre as minhas teorias precoces e filosofias. Ouvi que sempre fui muito boa em respostas, o que me surpreendeu, porque sempre achei que eu fosse muito boa com as perguntas. Fui uma criança de olhos curiosos, daquelas que observam o território, eu estudava as pessoas, usava conscientemente do meu charme infantil pra conseguir pequenos agrados. Eu testava os limites, ainda que advertida pela minha mãe, que por vezes perseguia meus passos com olhos de Medusa, numa clara intenção de me transformar em pedra. Uma vez pedra, ficaria quieta. Minha mãe sempre incentivou minhas leituras, meus pensamentos e crises de liberdade, sempre foi amante das minhas expressões, mas era contra as agitações e minhas perguntas carregadas de ironia, geralmente dirigidas a quem não devia.



E da minha rede-universo, as certezas das coisas que eu não gosto, injustificáveis ou não. Pessoas que foram, momentos que passaram, dias que deixaram saudades. Alguma coisa andou quebrando por mãos que não são minhas. Eu não colo mais nada, quebrou, vai fora. Insisto em cuidados que não dependem só de mim. Quando as variáveis são pessoas, a equação tem resultado inexato e prova real impossível. A quantidade de resultados é imprevisível.



Viver é imprevisível.



Queria ordenar ao tempo: à noite, chuva. Não choveu. E eu nem posso transformar a desobediência metereológica em pedra.



Pensando bem, o que fez falta de verdade, foi não ter um gato por perto.

 
 
E Humberto me dá razão, mais uma vez...
 
 
 
Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.



O caminho mais curto, produto que rende mais.


Seria mais fácil fazer como todo mundo faz.


Um tiro certeiro, modelo que vende mais.






Mas nós dançamos no silêncio,


choramos no carnaval.


Não vemos graça nas gracinhas da TV,


morremos de rir no horário eleitoral.






Seria mais fácil fazer como todo mundo faz,


sem sair do sofá, deixar a Ferrari pra trás.


Seria mais fácil, como todo mundo faz.


O milésimo gol sentado na mesa de um bar.






Mas nós vibramos em outra frequência,


sabemos que não é bem assim.


Se fosse fácil achar o caminho das pedras,


tantas pedras no caminho não seria ruim

Comentários

Carlos disse…
Como assim?!?!
O tempo não te obedeceu????
E eu que tinha certeza de que eras tu quem coordenava o Universo...

Carnaval deitado numa rede?
Graaande programa!!
Melhor só se esta rede estivesse em uma pousada em Caraiva ou Camamu...

PS. tem alguém apaixonada aí dentro desta delícia de biscoito?

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

oral b

Coleciono desastres. É sério. Eu sou um desastre pra um montão de coisas: dançar junto, fazer pudim, empinar pipa, acender lareira e fazer surpresa. Eu entrego a surpresa antes do tempo. Não sei conter a minha expectativa, apresso os resultados. Dizem que o apressado come cru, pois eu sou tão apressada que sirvo cru pro outro comer. Não sei comprar presente antes e esperar pra dar. Preciso esconder o pacote. Esconder de mim, claro. Dou bandeira. Pergunto se prefere verde ou azul, sendo que eu já comprei verde mesmo. Fico medindo a pessoa pra ver se vai servir. Não sei brincar de quente e frio, já vou apontando logo: aqui é a Sibéria, pra lá é o Caribe. Há anos minha irmã organizava as festas surpresa de aniversário pra mim. Cabia a mim exercitar a paciência, enrolando as horas pra chegar em casa a tempo de fingir que não sabia de nada, vendo os balões e o bolo. Hoje ela organiza a própria festa e eu a surpreendo invadindo. A data dos nossos aniversários tem diferença de uma seman

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e