Pular para o conteúdo principal

dra. bebezinha

Eu quis muito uma irmã. Queria mais que tudo. Não dei sossego aos meus pais até ver a barriga crescer. Esperei aflita a confirmação: é menina. Pronto, a barriga da minha mãe passou a ser minha caixinha de música, grudava o ouvido esperando que a minha irmãzinha fizesse algum barulho. Ela chutava muito. Escolhi o nome: Renata – homenagem tricolor prontamente bem recebida pelo meu pai.



Renata já nasceu linda. Foi linda enquanto criança, linda adolescente – o que é raro – e segue linda. É de admirar cada traçado perfeito, é harmônica, suave e exuberante. É a minha princesa. Se eu pudesse escolher alguém no mundo pra ser minha irmãzinha, escolheria ela. Claro que já brigamos, já discutimos, mas jamais passamos um dia sem nos falar. Jamais passamos um dia sem nos amar. E ser amada por ela é uma das melhores coisas que pode acontecer.



Minha mana é minha parceira, amiga, filha, mãe, irmã mais velha, irmã mais nova. É a alegria do meu café na cozinha, quando desfiamos fofocas com a geladeira. Renata é o fio da meada. Intensa, teimosa, dramática, chorona. Lembro da quantidade de coleguinhas maus que ameacei de morte lenta e cruel no pátio da escola. Lembro dos segredos confessados quando dividíamos o quarto. E das brigas pelas roupas comunitárias. Aliás, bagunço até hoje o armário dela de propósito, mesmo que não faça empréstimo de nada. Resgato a infância pela desordem.




A Renata os mesmos pais que eu, ama nossos avós, ama meu filho como se fosse dela. Ainda assim, é meu eterno bebezinho. Faço todas as vontades, cubro de mimos. Muito já acobertei, mas não tanto quanto fui acobertada. Testemunha dos meus pileques de verão. Testemunha dos meus desamores, xingamentos, revoadas. Quando penso que chego com uma mania nova, ela já foi apresentada. Declaro uma paixão, ela marca na folhinha o prazo de validade. Juro que vou ficar em casa, ela lembra de deixar a chava na janela. Quero falar bobagem, ligo pra ela. Quero falar sério, ligo pra ela. Não quero falar, ela me liga. Quando não me entende, não me condena.



É sutil pra me repreender.



Ninguém manda em mim tanto quanto ela. Parece um general.



Sempre tive orgulho da minha bebezinha, pelo caráter, pelo coração, pela alegria de fazer o que gosta. Ama receber as amigas, ama o noivo, ama organizar o natal, ama assistir jogo aos domingos e ama a família reunida. Somos uma boa equipe.



Dia dezesseis de julho de dois mil e onze será o dia mais importante do ano. Aguardado e planejado há tempos. Formatura de medicina. Renata é médica desde que se entende por gente. Não dessas que olha para o paciente como uma fração de probleminhas. Nunca foi assim. Renata quer debulhar a pessoa. É médica que vê o paciente como pessoa, quer saber dele inteiro. Desossa. Sabe criança que desmonta o brinquedo pra ver como funciona? É ela. A preocupação é global. A pessoa chega com conjuntivite e ela vai além do olho. Manda embora com a receita do colírio, lembranças pra mãe e descobre o nome do cachorro.



Ela é meu orgulho por essa sensibilidade e pela dedicação. Quantas vezes abracei e sequei o choro do medo da prova? Quantas vezes acordei às 4 da manhã com ela estudando na sala? Quantas festas da turma invadi? E amigas que furtei e adotei? E as irmãs dela que se tornaram minhas? Quantos litros de café compartilhamos, ela pro estudo, eu pro vício. Sofri junto as expectativas das notas, as confusões de turma, de grupos. Fui cobaia, fui paciente. Fui enrolada em velpeau de verão e de inverno! Fui testada em todos os pontos de fibromialgia:



- Ai!

- Dói?

- Claro, olha como tu me aperta!

- E aqui?

- Aiê! Óbvio que dói... Ta se aproveitando pra me maltratar.

- Shhhh, quieta. E aqui?

- AAAAI!

- Dói?



Adorei e detestei professores, participei dos casos de alguns pacientes sempre com a mesma sugestão: “Mana, dá rivotril, Tavares disse que cura tudo.” E por falar em Tavares, é dele a frase “Ah, essas irmãs Heine... como são inexplicáveis”. Somos mesmo. E somos irmãs.



Meus pais subirão ao palco para passarem às mãos da Renata o diploma. As mesmas mãozinhas que pintaram o treco de chaves que ainda está pendurado na parede da cozinha. As mesmas mãozinhas que fazem cócegas no Duca, que me beliscam, que cutucam o Vinícius. E ela vai continuar sempre sendo a minha bebezinha, a minha irmãzinha.



Minha irmã, a médica.

Live And Let Die


Paul McCartney

Composição: Paul McCartney / Linda McCartney

When you were young and your heart was an open book

You used to say live and let live

(You know you did, you know you did, you know you did)

But if this ever-changing world in which we live in

Makes you give in and cry



Say live and let die

(Live and let die)

Live and let die

(Live and let die)



What does it matter to you?

When you got a job to do

You got to do it well

You got to give the other fellow hell



You used to say live and let live

(You know you did, you know you did, you know you did)

But if this ever-changing world in which we live in

Makes you give in and cry



Say live and let die

(Live and let die)

Live and let die

(Live and let die)

Comentários

Z. disse…
Eeeee! Dona Kuky! Me fez chorar já de manhã! Lindo o post de homenagem da bebezinha! Entendo perfeitamente teu sentimento, pois nutro o mesmo pela minha irmã! Parabéns para Renata pela conquista e mto sucesso nesta próxima etapa! Bjssss
Aiiii aiiiii..... Sabe quando o olho fica cheinho de lágrimas? Essa sua irmazinha, foi minha também e será eternamente, mesmo distantes. Pessoa que chega pra ficar. Estou me remoendo inteira por não poder passar esse momento do ladinho dela, sei o quanto é especial pra ela e pra todos vcs. Amo demais e esse sentimento não diminui nem por 7 anos longe.... Obrigada pelas palavras Kuky..... beijinhos de amor pra essa familia que eu guardo em um lugarzinho mais que especial no meu peito... eu e a Manu mandamos muito amor!
Mari Panichi disse…
Parece ser um dos teus tantos talentos... fazer as pessoas chorar...RINDO! To chorando e rindo ao mesmo tempo, lembrando de tantas coisas lindas que eu pude compartilhar com a Rena e de tantas coisas que acabaram nos afastando ao longo desses anos malucos. Mas nesse dia super especial para vocês todos, só quero dizer que, mesmo com a distância geográfica (relativa), tenho essa família no meu coração! Em especial, um lugar para a mais nova médica do pedaço, com quem pude viver, mais do que intensamente, a minha adolescência linda e cheia de descobertas!

Beijos para vocês!
Carlos disse…
Kukynha! Isto não é só uma declaração de amor, é uma Declaração de Vida!
O Mestre tem razão: és ainda mais Linda por dentro...
Parabéns pra Dra. Rena e Parabéns pra ti por ter contribuido para esta conquista dela!!!
Rena Heine disse…
Manaaaaaaaaa!!!!!
isso nao se faz!!!!
eu nao consigo para de chorar um dia só!!!!!
ameiiii ficou maravilhosooo!!!!
vc sabe que eu te amo mais que tudo so nao tem o dom das palavras como vc!!! mas como ja falei outras vezes e no video de formatura vc é minha irma de sangue e alma!!!! te amoooo mana vc é o maximooooo

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr