Pular para o conteúdo principal

42

A tentação de um erro é muito grande. Quando o erro é bom, é enorme. Não adianta tentar convencer de que não é um erro, tenho tendência a querer alguns deles. Os propositais me fascinam. Sabe erro que vem em loop. Tu já o erraste uma vez, passou, e ele vem de novo, tu vês a onda se formando. Mergulho? A resposta é óbvia, se mergulhar tu sabe que vai tomar caldo, sabe que vai se afogar. Até voltar à superfície serão muitas braçadas. E o que se faz? No máximo tampa o nariz com os dedos: indicador e polegar. Que maravilha. A sensação de estar mergulhada nesse equívoco e não ter ninguém por perto que possa jogar uma bóia.
 
Esta sou eu. Parada na frente desse mar de falhas que eu já conheço. Oi, já fomos apresentados? Sim, mas eu não quero que tu me pague nenhuma bebida.

Estou só sentindo o vento e observando as ondas se formarem. Uma hora são inofensivas marolinhas. Em segundos, são tsunamis. Ainda estou parada, contemplando, escolhendo o melhor momento de sair correndo e tapar o meu nariz. Na areia estão poucas pessoas que sussurram em coro: não vai, não vai. E por que eu sou tão teimosa? E por que eu quero ir? Sabem quantas vezes eu já me afoguei?
 
Perdi as contas.
 
Sabem quantas vezes eu gostei?
A maioria delas.
 
Por isso são tão tentadores estes erros.
 
O fato é que o perfume, a textura da barba roçando no meu rosto antes do beijo, o toque, o abraço e todo o filmezinho que antecede o mergulho fatal, me seduz. Fico remoendo as palavras que já foram ditas e o olhar profundo. Os sorrisos cínicos e os verdadeiros, que eu nunca quis saber diferenciar.

Aquela ardência nas narinas da água salgada, tentar sair, querendo ficar mais um pouco, braçadas pra lugar algum. Confesso,  sair viva, olhar pro mar que eu enfrentei e venci, é o desafio que me ganha. Talvez algumas histórias nunca devam ultrapassar as cortinas azuis. Ultrapassar as janelas é tarefa para outros tipos de pessoas, não o tipo certo de pessoa errada. Pelo menos posso pintar meu mar da cor que eu escolher.
 
Cílios longos são a minha ruína.

----
 
Verdades verdadinhas da semana:
Só ainda não decidi se as digo por  ordem de acontecimento ou de importância... Vai por ordem de lembramento.
 
- Não pegue, não aperte, não sufoque, não se mova. São bons conselhos.
 
- Vida profissional, ok. Acadêmica, ok. Familiar, ok. Amigos, ok. Boa mãe, boa filha, boa amiga, boa aluna, boa profissional... esqueci de alguma coisa?!
 
- Nunca há certeza quando os fatores do produto são duas pessoas. Se forem de sexo oposto, então, a equação não comporta prova real.
 
- Desenruga esta testa. Desfaz este beiço. Isso tudo é teatro requentado!
 
- Tem dias que quero aprender, outros prefiro ensinar. Mas na maioria deles, eu só quero mesmo sorrir.
 
- Deve ser muito chato ser a regra. Prazer, exceção.
 
----
AMOR ERRADO - FERNANDA PORTO
Eu pensei que pudesse esquecer um amor errado



Indo embora de casa, cortando o cabelo, escrevendo cartas


Eu sonhei que o tempo bastaria


Que nunca mais quando fosse noite


Viria o rosto, o volume dos ombros


O cheiro de pescoço encostado...

Acreditei em poder suportar certas misérias, deitada sozinha


Não percebi que o amor estava confundido às ferragens da alma


Ele vem atrás, ele vem atrás até quando estamos dormindo...dormindo!

Eu pensei que ele aceitasse ser abandonado


Mas percebi que fica enroscado nos tornozelos da gente


Rosnando baixinho para ser ouvido até mesmo, até mesmo debaixo dechuva, debaixo de chuva.

Eu pensei que pudesse esquecer um amor errado


Eu pensei que pudesse esquecer um amor errado


Debaixo de chuva...


(até o fim)

Comentários

Anônimo disse…
Assustadoramente divina.
Carlos disse…
Mergulha Kuky! Mergulha!
Unknown disse…
Mergulhaste por águas profundas desta vez senhorita. No ponto da vida que estamos, de tanto já ter mergulhado por ai, nada mais nos coloca medo.
Anônimo disse…
Aprendi a ser sua fã.
Jéss disse…
Mergulhos cada vez mais fundos no mar profundo.. Vai lá, e volta viva!

Adoro teus textos!
artur disse…
Ruiva, destemida, inteligente, linda. Tenho mais de mil motivos para sempre ler os teus encantos. Beijos
Guilherme disse…
42?
BETO disse…
Bocuda, surra de laço em vc, ja está avisada. Bj

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr