Pular para o conteúdo principal

água de abril

Eu nao sou daqui. Eu nao sou desse tempo. Eu não vivo nesta época de pessoas criadas para terem vergonha do amor. Eu não sou de um mundo que desdenha das palavras e da alma que se deposita nelas. O meu gesto não é virar as costas, é estender a mão.



Eu não sou desse tempo, mas eu não vim do passado. Eu faço parte de um futuro que eu mesma criei. Eu vim de um mundo onde se pode acreditar em alguém que diz o que quer. Lá ensinam a jogar limpo. Lá a gente aprende a ser sincero. Este é o mundo das caras quebradas, dos corações partidos, das almas farrapas, do riso amarelo, do olhar distante e do frangalho. Porque as pessoas de visão, criadas nesse futuro, vivem neste presente imundo. Aqui é a terra da insensibilidade.



- O que é isto no teu peito?

- Um calo. Serve pra bombear sangue.

- Um dia foi coração?

- Talvez, um dia seja.



E assim eu sou o que se chama de “uma besta”, por andar de olhos fechados, num caminho que se faz no próximo passo. Sem trilha. Volta e meia caindo em buracos cavados pela minha própria insensatez. Não faz diferença se é dia ou noite, aliás, não tem tempo, eu já disse que odeio cronologias e não uso relógio. Gritando xingamentos que ninguém vai ouvir, fazendo uma poesia que jamais vão ousar recitar, sobre dor, sobre ódio, sobre mágoa e desilusão. Pulando das pontes pra cair nos rios que eu não sei nadar.



A vida insiste em nos ensinar as lições que já decoramos e teimamos em não aprender. E a gente insiste em cultivar os mesmos erros. Mas isso é certo? Quem sabe, Alfie... quem sabe... Gravei um CD pra ti no sábado passado, Alfie. Com uma música só: sweet disposition. Muitos minutos sacrificados por alguns refrões. Sempre se pode plagiar uma bela melodia. Porque agora é Autumn.



Mas eu não desliguei o verão.



Eu tive um álbum de figurinhas da copa. Hoje eu coleciono cicatrizes e novos palavrões. Sempre me disseram pra não falar tudo que penso. Pois eu também não deveria dizer tudo o que sinto. Quem se importa levanta a mão. Ninguém? Ok. Já imaginava... é o que se chama de moderno, viver a vida profunda de um pires e criar raízes no vento. E o que é de verdade? E os planos que se traçam? Alguém? Alguém? Algum objetivo? Alguém? Alguém? E se eu não acordar? E se não houver nada de baixo dos meus pés?



É a água?

É abril?

É o pó?



Um sonho em voz alta.

Um momento.



Eu não quero mais procurar respostas pras perguntas que eu mesma faço. Eu não quero justificativas leves e histórias mal contadas. Eu odeio faz-de-conta. Jamais fui a princesa do alto da torre. Eu quero meu dragão de volta, aquele que fica na porta do umbigo que eu morava. Se a minha vida é um livro, este é o capítulo que o leitor mais afoito pula. Tem uma bifurcação no meu caminho e a escolha é quase um santo – mas eu nem sei mais se eu sou católica. E agora que eu sou muda? E o que muda? O que deveria mudar? E o que eu ganhei por ser assim?



Então me taxem, de novo. Coloquem em mim o rótulo que acharem bom, porque para mim ele não existe, não foi aqui que finquei minha bandeira. Não será aqui que levantarei meu castelo. Não é a minha piscina que está cheia de ratos. Cumplicidade? Confiança? Companheirismo? Hoje a minha metralhadora de mágoas está carregada demais. Meu hoje pode durar muito tempo, já disse que os meus olhos estão fechados e eu não uso relógio.







Trilha pra não dormir:



I was cryin' when I met you


Now I'm tryin to forget you


Your Love is sweet...


I was cryin' when I met you


Now I'm dyin' 'cause I let you


Do what you do down to, down to, down to, down to, down to


(aerosmith)

Comentários

Carlos disse…
Ana, ela é PERFEITA!
Beto disse…
A mais perfeita. Bocuda, respira fundo e nunca esquece quem vc é, nem o valor q vc tem. bj (post inteligente, como sempre)

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr