Pular para o conteúdo principal

cuidado, ele me cuida

Tempo com o Eduardo nunca é gasto. É investimento. Não perco nada com ele. Ele soma e me multiplica em tudo. As tarefas exigem mais mãos. Alcanço o copo de água com uma, seguro ele no banco com outra, ainda mexo a comida na panela, pingo o detergente na esponja porque ele resolveu ajudar lavando a louça enquanto preparo a janta. Sem falar no fôlego, mal inspiro entre uma dúvida e outra. Os porquês que ele não tem vontade de saber, inventa, é especialista em descobrir assunto onde não há.

Nunca me ensinaram a ser mãe. Jamais me disseram o que eu devia ou não fazer com um filho. Mas aprendi com Eduardo que os pais devem fazer o favor de não atrapalhar. Além de dar educação e torná-lo consciente das responsabilidades.

Não posso sufocar meu filho com as minhas expectativas ou meus conceitos de certo e errado. Mas devo sempre ensinar que ele tem escolhas. Que as escolhas exigem responsabilidades. Não posso escolher por ele, os pais têm mania de achar que são onipresentes. Mesmo nas minhas ausências, ele vai precisar agir conforme os valores que eu o apresento. Isso tudo optando por ser feliz. Ou seja, a tarefa de um filho é tão complicada quanto a dos pais. Não há como ter certeza de que se está no caminho certo.

O que eu faço com o Eduardo é concentrar grande amor e atenção, para isso, observá-lo é fundamental. Gosto de sair com ele. Gosto quando ficamos sozinhos e podemos conversar. Uma criança de dois anos e dez meses tem maravilhas para dizer. Não posso atrapalhar o pequeno nas suas considerações, não posso atrapalhar na personalidade que ele tem.

Eduardo é uma criança fabulosa, decidido ao extremo. Tem claro o que quer e o que não quer, sabe do que gosta. É dotado de uma ironia que disfarça a inocência. Reconheço nele o mesmo jeito que eu viro os olhos quando o assunto me aborrece. O jeito de abrir a boca pra prestar atenção em alguma coisa interessante. A impaciência com filas e o péssimo humor com fome, a luta eterna contra o sono. Mas ele tem outras coisas que não sei de onde tira: o imediatismo e a inflexibiliadade. É um pequeno anarquista teimoso. Militante dos próprios caprichos.

Já falei outras vezes que ele é um bom observador. Agora ele começou a comentar o que observa: “aquele titio está triste”. As observações agora vêm com instigantes verbalizações:
- Os grilos são mais espertos que as lesmas?
- Por quê, filho?
- A lesma não fala.
- E o grilo fala?
- Sim.
- O que ele diz?
- Cri, cri, cri.

Ele está estabelecendo relações de comparação, por isso preciso cuidar dos exemplos que dou – minha grande preocupação. Sempre seremos parâmetros para os filhos, por mais que ele tenha a personalidade dele e eu não possa atrapalhar, minhas atitudes são importantes parâmetros de decisão.

Eu nem sempre estarei presente, mas meus traçados vão fazer parte dos limites dele. O superego vai se desenvolver com as noções de certo e errado baseadas nas observações e nas comparações. Como os grilos e as lesmas ou a identificação da tristeza por alguma razão, Eduardo vai julgar sem a minha presença. O superego vai sempre resgatar as linhas que já estão sendo traçadas, ele vai decidir quando elas podem ser ultrapassadas. Avaliará riscos, como faz agora quando decide abandonar a banheira e tomar banho no chuveirinho.  

Lya Luft disse que em matéria de filhos, devemos obedecer a sinalização das estradas de ferro: pare, observe, escute.

É assim que ajusto a sintonia com o Eduardo. Conversamos muito, empatamos em idade. Aprendo com ele os meus limites. Aprendo com ele a resgatar a educação que meus pais me deram. Nossos vínculos são estreitos, conversamos por olhares. Fazemos eco nos nossos valores para que se propaguem.

Ontem Eduardo deitou no meu colo, me fez um carinho no rosto e falou “eu te cuido”.

Já percebi. Ele cuida tudo.
Eu preciso me cuidar com isso.




Pérola do Fido: mamãe, tá escuro. Mas se eu não dormir fica claro?!


Crianças acreditam que podem mudar até o horário do sol nascer. Minha resposta: só fica claro depois de dormir. O sol não nasce quando as crianças estão olhando.

Ele resolveu dormir.
Ou ficou acordado escondido pelo simples prazer de testar o sol.


Aguardarei as futuras manifestações.


----

All My Love (música que Fido tem amado!)

Should I fall out of love, my fire in the light?
To chase a feather in the wind
Within the glow that weaves a cloak of delight
There moves a thread that has no end

For many hours and days that passes ever soon
The tides have caused the flame to dim
At last the arm is straight, the hand to the loom
Is this to end or just begin?

All of my love, all of my love
Oh all of my love to you now
All of my love, all of my love
Oh all of my love to you now

The cup is raised, the toast is made yet again
One voice is clear above the din
Proud Aryan one word, my will to sustain
For me, the cloth once more to spin

All of my love, all of my love
Oh all of my love to you now
All of my love, all of my love
Yeah all of my love to you child

Yours is the cloth, mine is the hand that sews time
His is the force that lies within
Ours is the fire, all the warmth we can find
He is a feather in the wind

All of my love, all of my love
Oh all of my love to you now

All of my love, oh love yes
All of my love to you now
All of my love, all of my love
All of my love, love

Sometimes, sometimes
Sometimes, sometimes
Hey, hey, hey, hey
Hey, hey, hey, hey

Oh yeah, it's all, all, all of my love
All of my love, all of my love to you now
All of my love, all of my love
All of my love, to, to you and you, and you and yeah

I get a bit lonely, just standing up
Just standing up
Just standing up lonely
Just I get a bit lonely



Comentários

Bruna Millidiu disse…
Lindo, lindo, lindo! Amo vocês dois!
Carlos disse…
Show de Bola, Kukynha!
Nestes primeiros anos de vida o Fido está "arquitetando" toda a vida dele... Ter uma Kuky no seu "pertinho" (minha Filha dizia assim)é praticamente uma certeza de sucesso.
Fotos Lindas!
Z. disse…
Óinnnn! Fido é vida!

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

oral b

Coleciono desastres. É sério. Eu sou um desastre pra um montão de coisas: dançar junto, fazer pudim, empinar pipa, acender lareira e fazer surpresa. Eu entrego a surpresa antes do tempo. Não sei conter a minha expectativa, apresso os resultados. Dizem que o apressado come cru, pois eu sou tão apressada que sirvo cru pro outro comer. Não sei comprar presente antes e esperar pra dar. Preciso esconder o pacote. Esconder de mim, claro. Dou bandeira. Pergunto se prefere verde ou azul, sendo que eu já comprei verde mesmo. Fico medindo a pessoa pra ver se vai servir. Não sei brincar de quente e frio, já vou apontando logo: aqui é a Sibéria, pra lá é o Caribe. Há anos minha irmã organizava as festas surpresa de aniversário pra mim. Cabia a mim exercitar a paciência, enrolando as horas pra chegar em casa a tempo de fingir que não sabia de nada, vendo os balões e o bolo. Hoje ela organiza a própria festa e eu a surpreendo invadindo. A data dos nossos aniversários tem diferença de uma seman

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e