Pular para o conteúdo principal

porta fechada

Afastem-se. Sejamos precavidos, mais sensato manter longe do que mexer com explosivo. Fiquem longe os doloridos, os reprimidos, os gemidos, os coloridos, os bons maridos, os frascos e os comprimidos. Pro lado de lá vai quem chora, quem funga, quem espirra, quem finge, quem come bala de canela, quem esquece de secar as orelhas depois do banho, quem vira o chinelo pra porta e quem toma café com leite. Por favor, respeite a linha amarela. Para trás da faixa de contenção os que prestam atenção, os que pedem a mão, os que pedem perdão e qualquer outra qualidade que rime com “ão” em pessoas que pisem no chão. Pro lado de cá os metafísicos cientistas malucos, agrimensores, filósofos, teóricos, incendiários, deturpados, tarados, maníacos e os que têm pé chato. Longe.



Mais longe ainda os suicidas, homicidas, herbicidas e inseticidas. Quero bastante distância dos que usam óculos, dos que usam camisa xadrez, dos que acordam depois das seis, dos que bebem água no bico, dos que abrem as janelas. Aqueles que gostam de basquete, assistem seriados, colocam frase em inglês no meio de uma conversa ou atendem o telefone com a mão direita, fora. Se atender com a mão esquerda, fora também.



Obedeçam à sinalização, parem. Chega, tu de gola engomada, sai pra lá moço que não amarrou os tênis, o que masca chiclé, o de boné, o de máscara do zorro. Sai pra lá ainda o ranzinza e aquele de terno cinza. Tchau para os escabelados, para os carecas, para os arrumados, para os de barba feita, para os que têm bigode, para os que jogaram futebol de botão, para os que cortam as unhas às terças, para os que nunca completaram um álbum da Copa. Toca violão? Se sim ou se não, rejeitado. Sai quem tem cão, quem caça com gato, quem pisa na grama, quem puxa a coberta e quem deixa sempre um pingo caindo na pia. Economia é questão de ecologia!

Você é mal amado? Um passo pro lado. Você já colou com tenaz? Um passo pra trás. Já viu um defunto? Vai junto.

Quem já fingiu gagueira, já pregou tira de chinelo, inventou dor de barriga pra matar aula e plantou bananeira, não se aproxime. Quem dá duas voltas na chave pra trancar a porta, quem dirige carro branco, quem odeia azeitona, quem gosta de Alfred – seja Marshall, Hitchcock ou o mordomo do Batman -, quem buzina pra avisar que chegou, quem adoça o chá com açúcar, quem aperta a mão antes dos três beijinhos, adeus, saiam de fininho!

Aos que nunca acamparam, aos piratas, corsários, marujos de todo o gênero, aos hipocondríacos, tatuados, mórmons, esgrimistas, patriotas, melódicos, românticos, macrobióticos, pigmeus, alienados, avarentos, sarados, pessimistas, velejadores, perfumados, aos que são de escorpião, meus cordiais adeus.



Não quero nenhum claustrofóbico por perto. Fiquem afastados os que sofrem de asma. Os que têm bronquite também.



Hoje acordei de portas fechadas.

Não estou pra ninguém!

Pérolas do MELHOR ALMOÇO DA SEMANA:

- Quando eu vou fazer as coisas bonitinhas, certinhas, como manda o figurino, daí é que entro pelo cano!
- Quando tu faz tudo errado também...
- É, mas pelo menos me divirto!

***

- Existe estado civil embananada?

***

- Não pode ficar dando luz pra cego.

***

- Queria mais sobremesa...
- Por que não pega?
- Porque acabou a que eu gostei... BUÁÁÁ!
- Que foi?!
- SEMPRE que eu gosto, acaba!!!!!!!!!!

(todos riram, menos eu)

***

- Então tá... bom rever os amigos e saber que tudo segue igual. Eu casado, ela nos dilemas e tu...
-Eu tô bem!!!
- Bem gordo!

(todos riram, menos o gordo)
 
***
 
- A suspeita é o veneno da amizade.
- Todosmorre!
 
***
 
- Sabia que a girafa é muda?
- Posso casar com uma?
 
***
 
- Vou comprar doce só de raiva.
- Só de gula.
- Só de gorda.
- Não... só de nozes!
 
(como não tinha, comprei quindim e doce de amendoím!)
 
 
***
 
- E se estragar a amizade?
- Tu conserta!
- Ou chama o Pereirão.
 
***
 
UM BRINDE PRA QUEM INVENTOU A AMIZADE!
 
 
 
 
TRILHA SONORA
 
Solidão é lava



Que cobre tudo


Amargura em minha boca


Sorri seus dentes de chumbo...






Solidão, palavra


Cavada no coração


Resignado e mudo


No compasso da desilusão...






Viu!


Desilusão, desilusão


Danço eu, dança você


Na dança da solidão...






Camélia ficou viúva,


Joana se apaixonou,


Maria tentou a morte,


Por causa do seu amor...






Meu pai sempre me dizia:


Meu filho tome cuidado,


Quando eu penso no futuro,


Não esqueço o meu passado


Oh!...






Desilusão, desilusão


Danço eu, dança você


Na dança da solidão


Viu!


Desilusão, desilusão


Danço eu, dança você


Na dança da solidão...






Quando vem a madrugada


Meu pensamento vagueia


Corro os dedos na viola


Contemplando a lua cheia...






Apesar de tudo existe


Uma fonte de água pura


Quem beber daquela água


Não terá mais amargura


Oh!...






Desilusão, desilusão


Danço eu, dança você


Na dança da solidão


Viu!


Desilusão, desilusão


Danço eu, dança você


Na dança da solidão...






Danço eu, dança você


Na dança da solidão...






Desilusão! Oh! Oh! Oh!..

Comentários

Carlos disse…
E depois diz que não é Poetisa...

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

oral b

Coleciono desastres. É sério. Eu sou um desastre pra um montão de coisas: dançar junto, fazer pudim, empinar pipa, acender lareira e fazer surpresa. Eu entrego a surpresa antes do tempo. Não sei conter a minha expectativa, apresso os resultados. Dizem que o apressado come cru, pois eu sou tão apressada que sirvo cru pro outro comer. Não sei comprar presente antes e esperar pra dar. Preciso esconder o pacote. Esconder de mim, claro. Dou bandeira. Pergunto se prefere verde ou azul, sendo que eu já comprei verde mesmo. Fico medindo a pessoa pra ver se vai servir. Não sei brincar de quente e frio, já vou apontando logo: aqui é a Sibéria, pra lá é o Caribe. Há anos minha irmã organizava as festas surpresa de aniversário pra mim. Cabia a mim exercitar a paciência, enrolando as horas pra chegar em casa a tempo de fingir que não sabia de nada, vendo os balões e o bolo. Hoje ela organiza a própria festa e eu a surpreendo invadindo. A data dos nossos aniversários tem diferença de uma seman

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e