Pular para o conteúdo principal

oral b


Coleciono desastres. É sério. Eu sou um desastre pra um montão de coisas: dançar junto, fazer pudim, empinar pipa, acender lareira e fazer surpresa. Eu entrego a surpresa antes do tempo. Não sei conter a minha expectativa, apresso os resultados. Dizem que o apressado come cru, pois eu sou tão apressada que sirvo cru pro outro comer. Não sei comprar presente antes e esperar pra dar. Preciso esconder o pacote. Esconder de mim, claro. Dou bandeira. Pergunto se prefere verde ou azul, sendo que eu já comprei verde mesmo. Fico medindo a pessoa pra ver se vai servir. Não sei brincar de quente e frio, já vou apontando logo: aqui é a Sibéria, pra lá é o Caribe.

Há anos minha irmã organizava as festas surpresa de aniversário pra mim. Cabia a mim exercitar a paciência, enrolando as horas pra chegar em casa a tempo de fingir que não sabia de nada, vendo os balões e o bolo. Hoje ela organiza a própria festa e eu a surpreendo invadindo. A data dos nossos aniversários tem diferença de uma semana, ela faz dia 18, eu dia 25 de janeiro. É um jeito de economizar os parentes. Já que estão ali, aceito parabéns – e presentes – antes de completar mais uma primavera. Aliás, nunca entendi por que dizem isso. Mais uma primavera. Janeiro é verão, bem verão. Completo mais uma de todas as estações.

Além da minha irmã, quem gosta de me fazer surpresas é o destino. Sim, acredito em destino, mas não esse que está escrito e assim será. Não. Acredito em ação e reação, num universo cheio de energias que vão confabulando para construir tudo que acontece. A gente ajuda. E também atrapalha. Cada um tem na ponta do nariz o condão de direcionar pra onde vai. O que vem depois é reação da escolha. Inclusive as coincidências.

Coincidências são improvisos do destino. Umas brincadeiras de última hora, uns desaforos interessantes, sei lá. Mas olha que interessante, são justamente as coincidências que aproximam as pessoas. Por exemplo, Abrahan Lincoln e John Kennedy.  Os dois foram assassinados, o primeiro na sala Ford do Teatro Kennedy. O segundo num carro Ford, modelo Lincoln. Mais que isso, uma semana antes da morte, Lincoln estava em Monroe, Maryland. Kennedy, uma semana antes da morte estava em Monroe, Marilyn (não preciso explicar, né?). Essas são as curiosidades que eu lembro, mas eram várias que aproximam os dois.

Por muitas felizes coincidências, pessoas cruzam o nosso caminho. Por um momentinho ou por uma eternidade, dividem o mesmo destino. Pensar nisso dá um nó na lógica, mas ao mesmo tempo coloca umas pecinhas no quebra-cabeça que é estar vivo. As coincidências exigem atenção, são detalhes. 


O destino não deixa bilhete na geladeira. Ele deixa vai escrever na sopa de letrinhas. Ou você está atento, ou come o recado.

Então acontecem as surpresas.

Os quartos são separados por pedras irregulares, pra cá da rua, par. Pra lá da rua, ímpar. Aliás, par ou ímpar? “O meu gato e o teu cachorro fizeram parte da mesma novela”. Já foram no mesmo show. Já dividiram o mesmo mar, a mesma areia, a mesma lua, o mesmo muro, uma garrafa de vinho tinto e quem sabe alguns amigos.

Mas na noite que dividiram o mesmo travesseiro, enrolando os cachos entre fronhas e lençóis, a maior surpresa foi descobrir que usam a mesma escova de dente.

A dela, rosa. A dele, verde. 











Eis um típico aniversário invadido por mim. Sou usurpadora de parabéns.








Não tem música. Tem Drummond.

Reverência ao destino


Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.

Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Difícil é encontrar e refletir sobre os seus erros, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre esta situação.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer ou ter coragem pra fazer.

Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado.
Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente te conhece, te respeita e te entende.
E é assim que perdemos pessoas especiais.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.
Admitir que nos deixamos levar, mais uma vez, isso é difícil.

Fácil é dizer "oi" ou "como vai?"
Difícil é dizer "adeus", principalmente quando somos culpados pela partida de alguém de nossas vidas...

Fácil é abraçar, apertar as mãos, beijar de olhos fechados.
Difícil é sentir a energia que é transmitida.
Aquela que toma conta do corpo como uma corrente elétrica quando tocamos a pessoa certa.

Fácil é querer ser amado.
Difícil é amar completamente só.
Amar de verdade, sem ter medo de viver, sem ter medo do depois. Amar e se entregar, e aprender a dar valor somente a quem te ama.

Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência, acenando o tempo todo, mostrando nossas escolhas erradas.

Fácil é ditar regras.
Difícil é segui-las.
Ter a noção exata de nossas próprias vidas, ao invés de ter noção das vidas dos outros.

Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta ou querer entender a resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou chorar de rir, de alegria.

Fácil é dar um beijo.
Difícil é entregar a alma, sinceramente, por inteiro.

Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e te fazer feliz por inteiro.

Fácil é ocupar um lugar na caderneta telefônica.
Difícil é ocupar o coração de alguém, saber que se é realmente amado.

Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.

Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.


Comentários

Gui disse…
Porra, Bocão, falar em destino sem colocar aquela do Luiz Marenco: Porém o que me arrebata é o destino de xirú. Que em vez das pilchas de prata,as garras de couro cru! hahahaha

Sexta tem nosso almoço quero saber dessas escovas.

bj gui
Keila disse…
Amei Kuky. E, muitooo, me identifiquei.
Adoro esse texto do Drummond.
Carlos disse…
Estarias estas escovas de dentes Side by Side!?!?!
Uma ex minha dizia que isso era o ápice da intimidade...
Louise Heine disse…
GUI: Luiz Marenco é GÊNIO, como não lembrei? Dá zero pra mim. KEILA, esse Drummond é tri aquariano hahaha. CACO, as escovas não dividiram nada a não ser a pasta de dente. Eu já acho que o ápice da intimidade é usar a camiseta do outro pra dormir. Depois explico...

Beijos
Z. disse…
Gente! SENSACIONAL! AMO quando tu posta repleta de amor!

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr