Pular para o conteúdo principal

faz-se mundo

Procura-se alguém disposto a fazer mundo. Porque das pessoas que fazem tempestades em copo d’água, eu já estou farta. Por favor, apaguem esse holofote, desliguem a fumaça, mandem embora a platéia. Não quero esse picadeiro por aqui. Pelo menos não pra falar de amor. Não para sentir paixão.



Andei aprendendo que sentimento é confissão e que não se gosta sem antes ajoelhar para assinar na linha pontilhada a autoria de pelo menos um crime. Que por mais que alguma sedução seja necessária, a cara lavada das manhãs de domingo é o que faz um par seguir. Não é o amor cru, não é o ciúme ou a falta dele, não é o bilhete de eu te amo postado embaixo do travesseiro ou as rosas mandadas sem motivos, não é o romantismo, nem as noites de sexo ou os jantares à luz de velas, beijos de cinema, despedidas de novela no portão de casa. Isso alimenta, é o que engorda. E não é a não entrega o que preserva ou protege ninguém de chorar na companhia dos azulejos do banheiro. A gente toma paulada na cabeça e é proibido que isso justifique o desamor, a inércia de gostar, o vazio de sentimento. Os dias precisam de cor. Amigos são as melhores coisas do planeta, família é indispensável, trabalho é prioridade, mas o sentido da engrenagem vai pro lado certo com o coração quentinho. Mesmo que seja um coração saltitante, conjugar o verbo que o faz bater é uma necessidade física, talvez biológica, que a química tenta explicar.

 Ninguém se salva de ser surpreendido por um abraço com encaixe perfeito, mãos macias promovendo carícias impossíveis de serem dispensadas. Um sorriso racha no meio da nossa cara e a gente nem se dá conta.

- Qual a graça?

- Estou rindo?

- Sim, está.

Fazer mundo é complicado. Precisa de investimento, precisa ficar descalço dos costumes e nem sempre a pisada é confortável. E por que abrir mão da liberdade para abrigar na vida um estranho? Carpinejar já disse que liberdade na vida é ter um amor pra se prender. Eu concordo. Nunca fui tão livre quanto nas horas em que amei. Isso só se sabe quando se experimenta, por isso, independente de todas as batidas de cara contra o muro, eu acredito no amor. Sem vergonha alguma. Sem preonceito algum, amores de todos os tamanhos, cores, com todas as peculiaridades.

E nem romântica eu sou.

Desagrada-me quem faz de um fio novelo. Costumo amarrar meus fios, costurar com eles, unir, dou aquele laço no dedo pra lembrar. Gosto de quem me dá linha, mais ainda de quem me dá corda. Gosto quando tudo parece combinar e nada parece ter sentido. Eu gostava de estar fazendo a coisa errada e jamais querer saber se haveria acerto. Tenho saudade de pequenos gestos, como ajeitar minha franja que insiste em cair nos meus olhos... E quando tudo se afoga em um copo d’água, somos forçados a deixar os dias pra trás. Voltaremos a sorrir.

- Qual cor tu vais pintar?



- Laranja.


- Por quê?


- Bolei uma nova decoração.


- O que aconteceu? Brigou? Amor novo? Amor velho?


- Nada, só quis reformar o quaro...


- Tu sempre fazes isso quando acontece tem alguma mudança...


- Juro, nada não... a não ser...


- O quê???


- Prometi que não vou mais fugir.


- E agora???


- Agora corro trinta minutos na esteira...


- Não sei o que te dizer...


- Preciso correr mais?


- Não, decidir se isso é treino ou válvula de escape.




 

Life it seems so cruel

can?t believe that I lose

all my face and my cool

and my faith and my cool



life it seems so strange

can?t believe we behave

just like adam and eve

just like liars and thieves



(chorus)

And I found it hard to find

A day got left behind

I would trade it for a smile

Can one day change your life

Can one change your life



Life it seems so cold

Can?t believe we get old

hope I die before I

get ugly and old



life it seems so strange

can?t believe we behave

just like adam and eve

just like liars and thieves



(chorus)

And I found it hard to find

A day got left behind

I would trade it for a smile

Can one day change your life

Can one day change



love it comes only once

when its right

throw the first punch



La La La La La La

Comentários

alice disse…
EU GOSTO TANTO QUANDO VOCE FALA DE AMOR, DEVERIA FAZER MAIS VEZES. O DESENHO É SEU?
Anônimo disse…
tens muita sensibilidade, no amor e na escrita.
Carlos disse…
É Kukynha, fazer o mundo é deveras complicado...
E se fosse fácil, teria graça??

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr