Pular para o conteúdo principal

amiga saudade

AUSÊNCIA
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta. Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada,
 aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim.
Carlos Drummond de Andrade



Saudade é o tipo de coisa que não se tem como fugir. A gente tranca a porta, ela pula a janela. A gente fecha a janela, ela atravessa a parede ou entra pela chaminé. Presença ilustre de festa que não foi convidada. Saudade é sentimento que acontece. É o que enche a taça do vinho que acabou.



Saudade é difícil de definir, complicada de explicar. É o tipo de coisa que cada um sente do seu jeito, não se pode condenar. Discordo quando leio que a saudade está relacionada com melancolia, nostalgia e solidão, apesar de haver uma explicação para isso. A palavra é derivada do latim, solidate, soledade, solidão, junto com derivados da saúde. Por isso é difícil traduzir saudade sem relacionar com falta, ausência ou solidão.



A saudade pode ser produto de uma tristeza. Pode ser o fim de uma fantasia. Mas não é necessariamente melancólica ou nostálgica. A nostalgia é uma lembrança do que se viveu, um sentimento bom que faz reviver o que passou. Os cheiros nostálgicos da minha infância quase me fazem esquecer como se fala. E pra mim, melancolia é algo tão triste, mas tão triste, que preciso escolher a dedo o dia pra sentir. Preciso ter certeza de dedicar um dia inteirinho para reviver as mágoas. É permitido o choro de soluços, a maratona de lágrimas desgovernadas. Se na saudade a tristeza é optativa, na melancolia é obrigatória. É requisito!



Minha saudade não é falta, é presença. É ocupar o pensamento com o outro. Relembrar os diálogos, fechar o olho pra sentir o cheiro, passar a pele no vento para imitar o atrito da respiração. Minha saudade vai atrás do que pode me deixar mais próxima, procura ler a distância, ver paisagens que atiçam a imaginação. Faz-me esticar os dedos no nada para desenhar um riso. E rir junto. A saudade não me deixa sozinha, me faz próxima.



Se a distância é física, a saudade é a proximidade da alma. Faz banquete para o desejo. Conta os dias na folhinha.



A minha saudade é excesso. Daqueles intensos que pratico com religiosidade. É criar intimidade com as lembranças, valorizar os minutos que os ponteiros do relógio não marcaram, é multiplicá-los por mil. A saudade é o que deixa mais gostoso dividir a mesma taça por pura economia de louça. É o que torna familiar o esboço de um olhar. É o prato servido antes da expectativa.



Não há angústia ou mágoa nessa saudade. Não quero matar a minha saudade, quero ter sempre que houver distância. Quero ser capaz de sentir. Depois quero guardá-la para mais tarde. Requentar, acrescentar novas lembranças, dar outro gosto. Minha saudade é feliz porque não me traz solidão. Ela paralisa os momentos para que eu possa assistir novamente todas as cenas, como se meu filme favorito fosse. Minha saudade é querer por perto os pedaços de mim que espalhei sem querer por aí. Remonta os sentidos que eu não faço. Sou permissiva com ela, em troca, ela não é perversa comigo.



Fiz amizade com a saudade. Assim ela não me dói, me consola.


Sábio Rubem Alves quando disse que “a saudade não deseja ir para a frente. Ela deseja voltar.”



É o meu desejo: que volte.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte da Saudade - Kleiton e Kledir


Esse quarto é bem pequeno


Prá te suportar


Muito amor, muito veneno


Prá pouco lugar


O teu corpo é uma serpente


A me provocar


E teu beijo, a aguardente


A me embriagar...






Essa boca muito louca


Pode me matar


Se isso é coisa do demônio


Eu quero pecar


Fecha a luz, apaga a porta


Vem me carinhar


Diz aí prá minha tia


Que eu fui viajar...






Diz que fui


Prá Nova Iorque


Ou prá Bagdá


E que isso não é hora


De telefonar


Eu já sei que qualquer dia


Tudo vai dançar


Mas a fonte da saudade


Nem o tempo vai secar...






Essa boca muito louca


Pode me matar


Se isso é coisa do demônio


Eu quero pecar


Fecha a luz, apaga a porta


Vem me carinhar


Diz aí prá minha tia


Que eu fui viajar...






Diz que fui


Prá Nova Iorque


Ou prá Bagdá


E que isso não é hora


De telefonar


Eu já sei que qualquer dia


Tudo vai dançar


Mas a fonte da saudade


Nem o tempo vai secar...

Comentários

Keila disse…
É como dizia o poeta, a saudade é a certeza de que o passado valeu a pena.


=)
maya disse…
Andas muito escritorinha madame! amo tu! Lindo, divino, fabuloso e inspirador como sempre, quando eu crescer quero ser apaixonada inteligente como és. Sou burra quando me apaixono. Beijo
Carlos disse…
Perdão pelo sadismo, mas
Esta Solidão ta te fazendo TÃO Bem...
Z. disse…
Lindo o ponto de vista acerca da saudade! Adorei a parte que diz: "Se a distância é física, a saudade é a proximidade da alma. Faz banquete para o desejo. Conta os dias na folhinha."
Mari disse…
Saudade tua, bocudoooona! Segue linda.
Beijinhos

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr