Pular para o conteúdo principal

bom humor matinal (tema de casa)

Eu passo longe de ser o tipo de pessoa que acorda feliz da vida. É impossível que alguém acorde feliz. Mais do que isso, é inconcebível acordar feliz. Eu durmo pouquíssimo. Para mim são suficientes de três a cinco horas contínuas de um sono de qualidade. Odeio dormir cedo e acho o sono da manhã o mais revigorante de todos e na noite estou no auge da minha capacidade produtiva, sou fiel às madrugadas. Gosto de dormir às cinco da manhã! O sono das cinco em diante é mais envolvente, é um sono doce, profundo, acolhedor.



Às cinco da manhã não há como dizer não pra minha cama. Ela me seduz. A cama me chama sem que eu pense em discutir, engulo todos os argumentos que ainda teria pra não deitar. Tenho quase certeza que há um pacto entre a minha cama e o relógio, do qual sou mera vítima, indefesa. Não ofereço resistência. Luto bravamente contra o sono até esse horário, quando me entrego. O lençol me envolve num abraço acolhedor que não encontrei ao longo do dia. Meus travesseiros exalam o perfume de sono que Hipnos trouxe da Grécia para mim. O quarto é o lugar mais confortável do planeta. Sinto-me no lugar certo, na hora exata. Está tudo perfeito para fechar os olhos, a parede verde, a cama de madeira escura, a pilha de roupa amontoada na cadeira, livros e rabiscos na mesa de cabeceira, as cortinas que eu quero trocar, mas não vou pensar nisso agora...



Quando eu durmo muito cedo, e isso é lá pelas duas horas da madrugada, não é raro que eu acorde um tempo depois com alguma ideia mirabolante que me faça catar um papel e um lápis, ou mandar e-mail ou – quando julgo a ideia muito boa e urgente – mandar uma mensagem para o celular de alguém. Ainda não cheguei ao estágio de ligar nas madrugadas, minha urgência se contém na boa educação. Eu disse “ainda”, o que quer dizer que essa atitude não seja definitiva. Sim, a maldita insônia. Daquelas de relembrar tudo que se fez, de pensar no que se vai fazer, de lembrar-se da letra de uma música qualquer. Tento voltar a dormir contando carneirinhos. Não dá certo. Tento dormir ficando quietinha, varrendo do pensamento qualquer coisa. O pensamento não consegue ficar vazio. Lá estou eu, vagando pela casa atrás de um gato que me faça companhia, uma leitura que me dê sono ou um filme tão chato que eu adormeça no sofá.



O mundo nunca entendeu meus horários.



Sempre fui compelida a dormir e acordar cedo. E mesmo quando desperto sozinha, não consigo acordar de bom humor.



Não acordo sorridente, pulando da cama e dando bom dia. Acordo ainda de olhos fechados, tentando montar um corpo em cima dos pés, grunhindo sons misteriosos do quarto até o banheiro, trajeto de aproximadamente doze passos onde, invariavelmente, minha canela vai esbarrar em alguma coisa.



Mas isso sou eu. O mundo, não contente em não ser adequado aos meus horários, ainda dá espaço para habitantes que acordam de bom humor. E as energias cósmicas do universo conspiraram para que três dessas pessoas morem na minha casa. A essas pessoas dou o nome de família. Mãe, pai e irmã, todos acordam felizes e sorridentes, enquanto tudo que eu quero é uma caneca de café suficientemente grande para que eu possa mergulhar dentro! Café preto, forte, puro, sem açúcar é a primeira certeza da manhã: estou viva. Deste momento em diante, vai passando gradualmente o ranço, em velocidades que variam. Mas passa.



Pessoas que acordam de bom humor do meu lado correm risco de levarem uma dentada pela manhã! E o bom humor matinal é insistente. A pessoa vê que tu estás com cara de poucos amigos, que já não respondeu à primeira tentativa de bom dia e ainda assim saltita da cama até a janela, arreganhando as cortinas, violentando as persianas até que elas cedam e deixem entrar a claridade que quase me faz cegar. Poxa, mal abri o olho no escuro, imagina assim!!! Inconcebível. Para acordar ao meu lado, espero no mínimo que a pessoa rosne até o café da manhã.



Quando eu estava na escola, estudava pela manhã. Meu pai nos acordava às seis e meia, mas ele já estava desde as seis fazendo barulhos, perambulando pela casa. Eu sou capaz de jurar que os barulhos eram propositais. Ele sempre disse que não. Pontualmente às seis e meia, ele violava o meu quarto, impiedosamente acendendo a luz e me chamando pelo apelido no mesmo tom de voz. Todas as manhãs, da primeira série ao terceiro ano do segundo grau, o mesmo tom de voz. E se eu puxasse o travesseiro pra cima do rosto ou tentasse uma espreguiçada, ele vinha me fazer cócegas. Nisso, minha irmã mais nova, que dormia no mesmo quarto que eu, já estava em pé, se vestindo e cantando. Muitas foram as manhãs que ela e meu pai faziam um dueto. Em poucos minutos a minha mãe estaria sorridente no quarto, dando bom dia e solicitamente se oferecendo para escolher a minha roupa, porque sabia exatamente quantos graus iria fazer, a hora que iria chover e eu sempre estava com menos roupa do que deveria. Na mesa do café, uma torrada de queijo com um sorriso recortado já me esperava no prato. Eu a empurrava com a ponta dos dedos, queria apenas café. Depois fazia um pão com manteiga que eu adorava ir comendo até a escola, enfarelando o carro, os cadernos, o uniforme e os cabelos da minha irmã. Nessa hora meu humor já estava mais ameno.



Bom humor matinal é estranho.



As pessoas que acordam de bom humor são estranhas. As probabilidades dessas pessoas se decepcionarem e ficarem frustradas são muito maiores. Alguém que acorda de bom humor espera que o resto do dia seja bom. Espera por coisas boas, por momentos gratificantes, por aumentar ou pelo menos manter alta essa taxa de alegria. É fato! Acredito que acordar de bom humor possa até levar à depressão, tamanha decepção que pode haver por não acontecer nada verdadeiramente bom ao longo do dia.



Quem acorda de bom humor já acorda com expectativa. E com expectativa positiva, querendo mais, querendo melhor. Qualquer problema que acontecer vai ganhar proporções superlativas, vai impedir de sair aquele sorriso que habitou o rosto há pouco tempo. Na verdade, quem acorda de bom humor é acomodado, espera que os acontecimentos mundanos possam dar conta de manter o bom humor. Enquanto um mal humorado matinal se move em direção à esperança de sorrir no seu dia. Descobre no trivial algo que dê motivos para cessar a rabugice, como numa caneca de café.



Uma pessoa bem humorada ao acordar pela manhã não sabe descrever de onde vem seu bom humor, não sabe por que está rindo. Acorda bem por mania de acordar alegre, imotivadamente. Então terá, no passar das horas, motivos pra ver a alegria indo embora, a menos que suas expectativas se confirmem, a menos que haja um evento magistral, descomunal ou pelo menos bacana, capaz de manter e, quem sabe, melhorar esse humor. Essa pessoa se questiona pouco sobre o que fazer em prol da manutenção dessa alegria, aceita o que as horas lhe trarão.



Um rabugento matinal não aceita, ele procura se reconciliar com o dia, mesmo que vá acontecer antes de dormir. Ele vai buscar algo que nem ele imagina o que possa ser, ele quer o motivo pra sorrir. Por isso não quero ao meu lado alguém que acorde pulando da cama e me dando bom dia, iluminando o quarto. Quero alguém que não se acomode que procure, como eu, os bons motivos ao longo da vida.








Raica, a gata-galinha-carijó, vulgo Franga.
Criatura que acorda de mau humor master!
AMO.

Comentários

Jé Menezes' disse…
Porra Kuky! Tu é Diva, ídala, musa master!

Sabe quando você lê algo e parece que foi feito por você? Ou melhor, pra você? Então, foi assim! rs

Ótimo texto!
beijos'
BETO disse…
PORRA BOCÃO, O TEXTO TA OTIMO SÓ Q FOTO DA BIXANA É SACANAGEM. AINDA MAIS ESSA DAI Q ME MORDE.

BJ
Carlos disse…
No Words...
LOVIÚ!!!
Anônimo disse…
"... correm risco de levarem uma dentada pela manhã!"

Resumo: acordar ao teu lado parece arriscado ehehhehe
legal o texto, parabens
bjao

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

oral b

Coleciono desastres. É sério. Eu sou um desastre pra um montão de coisas: dançar junto, fazer pudim, empinar pipa, acender lareira e fazer surpresa. Eu entrego a surpresa antes do tempo. Não sei conter a minha expectativa, apresso os resultados. Dizem que o apressado come cru, pois eu sou tão apressada que sirvo cru pro outro comer. Não sei comprar presente antes e esperar pra dar. Preciso esconder o pacote. Esconder de mim, claro. Dou bandeira. Pergunto se prefere verde ou azul, sendo que eu já comprei verde mesmo. Fico medindo a pessoa pra ver se vai servir. Não sei brincar de quente e frio, já vou apontando logo: aqui é a Sibéria, pra lá é o Caribe. Há anos minha irmã organizava as festas surpresa de aniversário pra mim. Cabia a mim exercitar a paciência, enrolando as horas pra chegar em casa a tempo de fingir que não sabia de nada, vendo os balões e o bolo. Hoje ela organiza a própria festa e eu a surpreendo invadindo. A data dos nossos aniversários tem diferença de uma seman

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e