Pular para o conteúdo principal

estudo antropológico (I)

Podem me crucificar pelo que vou dizer agora, mas um homem de verdade precisa ter seu futebol semanal. Ou coisa que seja equivalente. E digo mais: pelo menos semanal. Se for mais de uma vez, beleza. Se for um dia de futebol, outro do tênis, mais um de pôquer e outro de paintball, que bom! Se tiver churrasco depois do futebol, melhor ainda. Um atleta precisa repor líquidos, cerveja é válida. Um atleta precisa comer proteínas, ainda que oriundas de uma bela costela pingando gordura em cima do carvão em brasa. Hmmm, até eu fiquei com água na boca!

Um homem precisa se reunir com seu clã. Eles precisam gastar energia física e mental em conjunto. Precisam correr, precisam disputar a bola, urrar a cada gol feito – sem dancinhas, por favor. Depois eles precisam comentar cada lance, de preferência durante o churrasco, relembrar o drible, aquela bola no meio das pernas, o chute no travessão. Debocham de quem perdeu como se fossem renegados das cruzadas e minutos depois servem um copo de cerveja bem gelada. Isso é másculo! Aos menos interessados na vida esportiva, vale ser maçom, participar da confraria do charuto, clube do livro, maratonistas do xadrez. Vale. Importa é que os machos encontrem um nicho seu, um habitat natural e ali, entre os outros de mesma espécie e gênero, desenvolvam seus instintos selvagens, de sobrevivência, do que mais precisarem. Depois eles  voltam pra casa. E voltam aos braços da sua amada.

Eles funcionam assim.

Em casa lavarão a louça, carregarão as compras, esticarão o lençol amarrotado da cama, massagearão os nossos pés e – o mais importante – aprenderão a respeitar o nosso tão necessário momento de solidão. Necessário e delicioso. Poderemos ler o nosso livro, assistir comédia romântica, tomar um vinho com as amigas, ficar horas pendurada no telefone com a mãe ou simplesmente, poderemos decidir ter apenas a nossa própria companhia. Não é uma troca. É um fato antropológico. SIM! Esta é a minha teoria (mais uma!!!!), desenvolvida e criada por mim, tendo por base as minhas próprias observações nem sempre confiáveis. Ah, esqueci de comentar, apenas ir na academia não vale.

Um homem que tem seu espaço junto com os seus semelhantes sabe que a mulher tem os seus também. E sabe que lá, naquele espaço, é que deve ter seus ataques de macho. Não em casa, onde deve ser gentil. Um homem entende as coisas vendo, fazendo, participando, depois precisa dos comentários, como nos churrascos. Eu, com meu feeling mulherzinha, pergunto se está tudo bem, quero desenvolver o assunto. "Tu fez gol?" Há motivo para os jogos de futebol ter um narrador e um comentarista. Eu, particularmente, dispenso o comentarista, acho que o pobre está ali chovendo no molhado, me diz o que eu já vi, o que o tira-teima já mostrou e ainda insiste em alguma piadinha sem graça. O homem gosta, discute com a TV. Xinga o rádio, troca de estação.

 

É assim que aprendem, é assim que buscam afirmação das suas opiniões. Viu? É um estudo antropológico. Por isso sou contra vetar o cara das suas práticas esportivas, ainda que sejam praticadas de segunda a segunda. Sempre vou ter o que fazer, sempre invento algo, preciso disso. Não gosto que tenham ciúmes da minha solidão, dos tempos longos e vários que eu preciso e gosto de passar comigo. E o melhor é que eu posso ainda ser a minha narradora, comentarista e trocar a minha estação! Adoro!!!

 
Viva quem sabe ficar junto separado e separado junto. Manter a individualidade é o segredo!
 
 
---------
(melhor cantada de tooodas, o cara que pede tudo, como quem não quer nada...)
 
 
My Yard
Jamie Cullum


So hail a taxi cab and come around here


And i will meet you right outside.


I got some dvds and a couple of beers,


If you want to,


We can stay up all night.


It's nothing fancy, just a little couch and me


And conversation for your mind.


So let's explore all the possibilities


Of the things that we both talked about last time.






Chorus:


Take a trip to my yard


Don't you know the grass is greener on the other side?


Take a trip to my yard


Don't you know the love that you've been dreaming of is mine?






I'll be your neighbour at the other end of town


And the benefits you soon will find.


So let's enjoy the fact that we're on our own


And we will answer to nobody else this time.


Tonight might be nothing but the moon and me


Any time that we take the script and flip it baby


Take a trip to my yard






Chorus:


Take a trip to my yard


Don't you know the grass is greener on the otherside?


Take a trip to my yard


Don't you know the love that you've been dreaming of is mine?





Comentários

Louise, sua lhinda. Suas teorias dominarão o mundo!!! hahhaha'

Belíssimo texto, minha querida!
Verdades, verdadonas!rs
Keila disse…
Kuky, que texto é esse? Ótimooo! Adorei e concordo muito com essa teoria.
Amei a foto também. Tá linda!
Carlos disse…
Kukymera! Definitivamente, TU NÃO EXISTE! Essa foto deslumbrante deve ser uma miragem. Uma ilusão proposta pela nossa mente ávida em encontrar a Mulher que se encaixe, não apenas entre corpos, mas também e principalmente, entre estas mui bem-vindas diferenças de gênero. Tudo isso e ainda LINDA como só!!!
Bom demais pra ser verdade...
Maya disse…
Sensacional! Tudo grande verdade.
beijos
Unknown disse…
fato fatíssimo fatificando na fatolândia!!!

PS- que reação maravilhosa de alegria foi essa na foto? Adorei o sorrisão de gente feliz.
Anônimo disse…
essa mulher é incrível... mas só um pouco ehhehe
BETO disse…
Dona Bocuda das Revoluções, feliz do homem que conseguir conquistar vc!
Ensina isso p Baixa!!!! huahuahua
Saudade, liga p mim. Semana q vem to em POA. bj
Anônimo disse…
Fantástica, linda e única!
Rick disse…
Não... vc não existe! Rs...

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr