Pular para o conteúdo principal

surra de laço

Uma vez recebi um e-mail de um amigo dizendo que eu merecia uma surra de laço. Foi um jeito grosso de me dar um puxão de orelhas. Funcionou. Naquela ocasião eu estava precisando ler umas verdades que só um amigo pode dizer. Algumas verdades a gente sabe bem a cara que tem. Ainda assim passa um pouco de pó, blush, gloss, tenta deixar mais bonito, mas não tem jeito. A verdade nunca vai ser a moça bonita com quem o homem bêbado foi dormir na noite anterior. O melhor disso tudo é que a surra de laço teve bom efeito. Eu passei a aceitar os fatos, desmembrar a dita situação, dar nomes aos bois e logo o meu bode estava desamarrado. Nada varrido pra baixo do tapete, nenhum sapo engolido.

Depois que tudo passa, quando a gente olha o desenho da situação, acaba perguntando se foi só isso. Sim, um tsunami na banheira. O drama vira comédia com um pouco de sarcasmo, vai tudo pro fogo, apita quando estiver pronto. Mais ou menos por aí que eu parei de gastar energia com o que não precisa. Passei a operar no modo econômico. A bateria é gasta em fazer o mundo girar, pelo menos o meu mundo. E até a minha pressa e meus atropelos me divertem mais. Essa mania de meter os pés pelas mãos, de vestir alguns avessos, cair, levantar, todas as minhas afobações não me permitem mais perder tempo com as pequenas insistências. Algumas insistências são caprichos. Hoje eu me considero pronta pra olhar todos os meus desapontamentos e isso não me faz ter nenhuma carteirinha do clube dos fracassados.

Apenas aprendi que nenhuma vida é possível sem acidentes e desastres.

Eu consigo me ver maior do que a maioria dos meus problemas, ainda que não saiba muito bem qual a solução pra eles. Experimentar é o verbo que mais tem me seduzido. Tenho perguntado um monte de “e por que não”. A resposta vem em forma de sorriso, meu, pra mim. A minha prioridade sempre foi ser em vez de parecer.

Talvez por isso eu não consiga entender o prazer que algumas pessoas têm em viver de mal com meio mundo. Reclamadores compulsivos! Nada é bom tudo é drama. Eu sou implicante, mas por esporte. Nunca chegarei à categoria profissional! Pra essas pessoas sim, falta a tal surra de laço.

O meu maior compromisso com a minha vida é não ter compromisso nenhum. Não prometo pra ela nada que eu não possa cumprir. Não exijo nada que ela não possa me dar. Somos duas amigas gentis. Não estou dizendo que eu não sinta dor alguma ou que a realidade seja um mundo cor-de-rosa. Só acredito que a gente possa colocar mais sol do que nuvens nos nossos dias.

Eu exercito a arte de domar as tempestades.

Pequeno Diálogo que nunca aconteceu:
(eu não perco a esperança que ainda aconteça)




Uma noite de um ano desses aí que eu vivi, num barzinho desses aí que eu fui, com uns amigos aí que eu tenho, encontrei um amor que eu sempre tive: Chico Buarque. Ele estava sentado em uma mesinha discreta em um cantinho escuro e enfumaçado. Olhou pra mim e piscou. Mais do que muito rápido, puxei uma cadeira e sentei ao lado dele.

- Chico, eu sempre soube que nós fomos feitos um pro outro!

- Quê?

- Sim, eu sou o amor da tua vida! Eu sei que parece loucura, mas tu tens que acreditar no que eu estou dizendo.

- Sua doida!

- Chico, presta atenção. Com taaanta gente neste bar, tu piscaste justo pra MIM!

- Não seja boba, foi um cisco no meu olho ou... A fumaça do cigarro. Não pisquei pra ti.

- Ah, Chico, fica quieto... Eu que entendo dessas coisas de amor!



(Tudo isso era eu explicando pra Jô por que, para mim, Chico não é músico, e sim poeta. Agora, como a explicação acabou nisso, eu não tenho a menor idéia.)

E depois disso, eu tenho certeza que ele fez a música Lola pra mim...
 
Sabia

Gosto de você chegar assim

Arrancando páginas dentro de mim

Desde o primeiro dia



Sabia

Me apagando filmes geniais

Rebobinando o século

Meus velhos carnavais

Minha melancolia



Sabia

Que você ia trazer seus instrumentos

E invadir minha cabeça

Onde um dia tocava uma orquestra

Pra companhia dançar



Sabia

Que ia acontecer você, um dia

E claro que já não me valeria nada

Tudo o que eu sabia

Um dia

Comentários

Unknown disse…
"Eu passei a aceitar os fatos, desmembrar a dita situação, dar nomes aos bois e logo o meu bode estava desamarrado. Nada varrido pra baixo do tapete, nenhum sapo engolido. " - grande frase
Jô disse…
hahaha Sai pra lá chico...
é, ele não entende nada de amor.. diria até que é um amador

a conversa chegou nisso porque eu disse que sempre tive certeza de que ele pega mulher que quiser no mundo! A hora que ele abrir a boca e começar a falar qualque mulher cai aos pés dele!

INCLUSIVE NÓS!
#chicomeliga
Louise Heine disse…
Ah, verdade!!! Por isso chegamos na piscadinha, falei que pra mim, ele não percisava nem abrir a boca, era só piscar! hahahaha
CHICOMUSO
Jô disse…
aaah eu sou bem mais dificil que tu entao.. eu acho as palavras OBRIGATORIAS...
afinal, é chico buarque.. o que ele faz de melhor é usar as palavras! não posso perder a oportunidade!
Clá Puyol disse…
Eu não sabia que tinha uma Lola na vida do Chico também....

Surra de laço é algo que falta na vida de muita gente. Falta ser feliz com o que se tem e só exigir da vida aquilo que ela pode dar. Nisso a gente concorda super. Mas isso de mais sol e menos nuvens, sei lá... i'm only happy when it rains.

S2
Carlos disse…
Consegues te ver maior do que a maioria dos teus problemas, ainda que não saiba muito bem qual a solução pra eles?
Os seus problemas acabaram!
Tu não é Tabajara mas liquida os problemas na origem!

E eu achando que só o Caetano tinha escrito uma música pra ti...
Keila disse…
Eu exercito a arte de domar as tempestades. - disse tudo!!

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr