Pular para o conteúdo principal

de volta

Apenas a despedida premeditada, inevitável - e que cumpre seu período de aviso prévio - permitirá termos a certeza de qual vai ser o último beijo, o último abraço e a última música. Dos fins que eu conheço, nenhum foi obediente. Faltou aquele que saiu exatamente como o planejado. Não tenho finais organizados. Eles são feitos de improviso. As minhas despedidas não tiveram tchau, nem a cena típica do adeus no porto, o aceno com o lenço branco emoldurado pelo sol se pondo, avermelhando o céu. Eu perdi dentro de mim a memória de quase todos.

Eu sou boa em perder as coisas. Chave do carro, chave de casa, tampa de caneta, marcador de página, tarraxa de brinco, envelope, moedas, tic-tac, razão, lápis de olho, auto-bilhetes, pendrive, nota fiscal, botões, oportunidade de ficar calada, pequenas manias, momentos e um pouco de tempo, já perdi tudo isso. Costumo semear meus pertences pelos quatro cantos do mundo. Mas esses dias eu perdi uma coisa que me deixou meio preocupada, não foi a primeira vez. Perdi eu mesma. Sim, consegui de novo.

A velha tática de largar as migalhas no caminho não funcionou. Quando a gente quer se perder, até a própria estrada ajuda. Fui conscientemente perdida. Abandonei-me à própria sorte. Nem fiquei preocupada com o que havia pela frente. O trajeto já era conhecido, o que tinha de novo eram as pedras do caminho. Alguns buracos foram tapados, novos foram abertos e eu torci meus tornozelos em vários deles.

É sempre assim quando a gente visita a casa onde já morou.

O que já foi dito está pichado na parede de cada cômodo. As fotografias perderam as molduras, os risos ficaram reais, os toques eram macios, os beijos molhados e meus cabelos emaranharam  de verdade.

Dentro do balde, o gelo derreteu, a garrafa ficou vazia, a música era repetida pela quinta vez, anunciando a hora de se encontrar.

O caminho de volta se desenhou sozinho - nada lôbrego como previa – eu me achei. Nada nublou, a chuva não choveu, sem tempestades ou vendavais. Guardei o furacão para mais tarde. Usei apenas a brisa. Fechei o vidro do carro em uma sinaleira com medo que alguém invadisse pela janela tudo aquilo que eu pensava. O sinal abriu e eu segui.

É uma grande verdade que nunca se vem igual ao que se foi. Do meu baú de guardados, umas peças foram desguardadas. Elas não estão atravancando a passagem, nem viraram peça de decoração. Estão organizadas dentro da nova decoração. O que fazer não é um problema. Quem vê de fora pode achar um caos. Pode até ser, mas é tão bonito.

O caos é lúdico. Eu só sei crescer dos meus antagonismos. Sem conflito, não abro o olho pela manhã!

Qualquer erro é bem-vindo. Qualquer medo é justificável. Viver ainda é a minha escolha. O sossego me dá apenas saudade. Os pequenos enredos me fascinam.

Eu sigo tocando fogo no paiol e apagando a conta-gotas.


Sim, querendo credibilidade.

----

2003 continua bem legal!

----

- Que diferença isso faz? Amor não tem passado.
- Tem sim.
- Tem nada. Amor é substantivo atemporal!
- Mas amar é verbo... transitivo ou intransitivo?
- Hmmm, vem transitar aqui, mais pertinho e descobriremos juntos!

----
PLEASE BABY DON'T
(John Legend and Sergio Mendes)

Please baby don't (baby don't)


Don't fall in love with me

Please baby don't (baby don't)

You know my history

See honey I (honey I)

I'm just trying to warn you (let me warn you)

Please baby don't (baby don't)

Don't fall in love with me



I've been cruisin down this road for a while now,

I should tell the truth...

Girl you've been so good to me but I know

I'm no good for you

You should run while you can

Find yourself a better man

'Cause I'm known for brief romance

And breakin hearts across the land



Yes I've been known to have a few temptations

Out there on the road

And let's say hypothetically I've slipped and

Took a couple home

Girl I know that's not fair

You need someone who'll be there

So just get away before it's too late

And you're pain is too much to bear



Please baby don't (baby don't)

Don't fall in love with me

Please baby don't (baby don't)

You know my history

See honey I (honey I'm)

I'm just trying to warn you (let me warn you)

Please baby don't (baby don't)

Don't fall in love with me



[Rhodes piano solo]



Please baby don't (baby don't)

Don't fall in love with me

Please baby don't (baby don't)

You know my history

See honey I'm (honey I'm)

I'm just trying to warn you (let me warn you)

Please baby don't (baby don't)

Don't fall in love with me



Now on second thought maybe we'll give

This love another try

'Cause I can't see you with no one else

I'm selfish I can't lie

So let's go, let's go slow

You know all you need to know

It could end one day but

Let's just say we'll see how far it goes



Please baby don't (baby don't)

Don't fall in love with me

Please baby don't (baby don't)

You know my history

See honey I'm (honey I'm)

I'm just trying to warn you (let me warn you)

Please baby don't (baby don't)

Don't fall in love with me.

Comentários

Anônimo disse…
A minha dúvida é saber se é mais belo o que escreves ou tu.

F.
Keila disse…
Creio que perder coisas ou se perder é tão necessário quanto errar. É sempre tão bom ler teus textos. Foto linda.
Felipe disse…
Sorte de quem acha vc quando se perde.
Carlos disse…
Perca tudo mas não se perca de nós...
Ah! Também não perca o note para continuar escrevendo!

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

oral b

Coleciono desastres. É sério. Eu sou um desastre pra um montão de coisas: dançar junto, fazer pudim, empinar pipa, acender lareira e fazer surpresa. Eu entrego a surpresa antes do tempo. Não sei conter a minha expectativa, apresso os resultados. Dizem que o apressado come cru, pois eu sou tão apressada que sirvo cru pro outro comer. Não sei comprar presente antes e esperar pra dar. Preciso esconder o pacote. Esconder de mim, claro. Dou bandeira. Pergunto se prefere verde ou azul, sendo que eu já comprei verde mesmo. Fico medindo a pessoa pra ver se vai servir. Não sei brincar de quente e frio, já vou apontando logo: aqui é a Sibéria, pra lá é o Caribe. Há anos minha irmã organizava as festas surpresa de aniversário pra mim. Cabia a mim exercitar a paciência, enrolando as horas pra chegar em casa a tempo de fingir que não sabia de nada, vendo os balões e o bolo. Hoje ela organiza a própria festa e eu a surpreendo invadindo. A data dos nossos aniversários tem diferença de uma seman

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e