Pular para o conteúdo principal

romantismo botânico

Na casa antiga da minha avó, logo depois do muro baixinho, tinha um jardim de rosas. As roseiras eram maiores do que eu. Maiores que o muro. Quem passava pela calçada conseguia vê-las e, esticando a mão, tocá-las. Eu lembro que adorava ficar sentada na frente das roseiras, incomodando as formigas. As rosas floresciam gigantescas, em maioria, vermelhas, outras brancas . Havia apenas uma amarela, minha favorita. Elas recebiam quem entrava pelo portão antes de qualquer um da casa, eram educadas.

A minha casa também tem rosas no portão de entrada, como na casa velha da minha avó. Foi minha mãe quem as plantou. Eu queria gerânios, ela nem me deu ouvidos, plantou as mudas enfileiradas com a ajuda do meu pai. Um pelotão inteiro, perfilado e sentido. São mais sortidas do que as da minha avó, mas igualmente gigantescas. Quando uma resolve florescer, as demais ficam com ciúmes e chovem botões que depois desabrocham. Um dos pés conseguiu dar duas flores de cor diferente, nessas horas eu queria ter feito biologia pra conversar com as roseiras impondo autoridade, explicar que cada pé deve ter uma cor, pra não quebrar a harmonia da fachada. Mas elas insistem no carnaval. E não me dão a menor satisfação. As rosas não falam, já constatou Cartola! O que não quer dizer que suas pequenas rebeldias não sejam notadas... Por mim, adoradora de manias, rebeldias e porcarias, são.

Um dia desses, saindo de casa, percebi que as rosas vermelhas resolveram colocar as flores pra fora, todas de uma só vez. Havia umas cinco. Ou seis. Era um montão! Antes que alguém passasse pela rua e as carregasse, foram parar dentro de casa, num vaso de cristal cuidadosamente servido no aparador em frente à porta de entrada. Agora as rosas recebem as pessoas assim, de dentro de casa para não serem afanadas por estranhos.

Perdeu-se o romantismo.

Quando os símbolos são profanados, os significados já não têm mais a mesma importância. As rosas estão para o romantismo assim como a cruz está para o catolicismo. São objetos de adoração. Uma mulher que recebe rosas do amado, admira por dias as flores, até murcharem as pétalas e só restarem espinhos. Como um amor findo, as rosas se transformam em lembranças e espinhos. Se há uma briga, as rosas vão para o lixo, como se aquilo ofendesse a alma de quem as deu. É um símbolo. Exibir um buquê equivale a uma fotografia do casal em um final de semana apaixonado, porém, com galhos e folhas. Contar por que ganhou ou que ganhou sem motivo – o que é tido por muitos como indício de traição – é o mesmo que relatar o que se passa entre os lençóis. Há quem pense que rosa é afrodisíaco, deixa mais curto o corredor entre a sala e a cama.

Mas tudo isso virou bobagem, não se pode mais pedir que se escreva um poema. Já não se exige a ligação imotivada no meio da tarde pra dizer eu te amo. O bilhete na geladeira não é uma jura de amor eterno e sim uma lista de compras. Nada de dividir o saquinho de pipoca, saco é o que se procura pra encher de paciência. Um carinho sem razão antecede algum pedido absurdo ou uma confissão tenebrosa.

No meu jardim, terei gerânios. Não permitirei o fim do romantismo nas minhas dependências! E nunca conheci um usurpador de gerânios.

 
 
E feliz aniversário pra mim, que tenho mania de trança. Mas isso ficará prum próximo post!

Comentários

Carlos disse…
Feliz Aniversário!
Again...
Anônimo disse…
acho o maximo as analogias q vc faz, muito interessante a maneira de desenvolver um assunto no outro. Parabéns. Rogério.
Unknown disse…
"Usurpadores das camélias são bem comuns" - metáforas não tão metafóricas
Anônimo disse…
Feliz aniversário Gata.
BETO disse…
E nada de reclamar da minha ligação de parabéns????

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr