Pular para o conteúdo principal

desarmada e perigosa

Não sou do tempo das cartas de amor. Sou no máximo do tempo de bilhetes em guardanapos. Eu gosto dos recados curtos de amor. Compenso a economia de palavras nos gestos. Isso não me leva a comprar cartões com dizeres ou me utilizar do que alguém já disse, não. Uso as minhas palavras originais de fábrica, ainda que encontre nas citações alheias e nas canções muito do que eu quero dizer. Escolhi viver o amor, viver a paixão. Escolhi das declarações ditas nos olhares, impressas nos gestos ou declaradas de improviso, daquelas em que as palavras se conhecem e casam na hora. Minhas declarações são um sem-fim de sem-tempo. São quase impensadas, quando não são de fato!



Tenho vivido mais, ando mais crente. Falo aqui tanto de Deus, quanto dos destinos e das energias que podem aproximar as pessoas. Tenho vivido o que acredito. Tenho encontrado o escambo de informações, filosofias, palavras, carinhos, peculiaridades que me absorvem como faria um buraco negro. Tem sido interessante me entregar às mesmas coisas que sempre me fizeram correr léguas sem olhar pra trás. Não tem como negar a série de incríveis começos que estão acontecendo, a atração de tudo como se houvesse imã, o encaixe desenhado por dedicados arquitetos. Ando me dedicado como nunca, por vontade minha. Fiz até tema de casa, não ganhei estrelinha no caderno, ganhei o melhor beijo e um sorriso.



E quando fico sozinha, concentrada em algum afazer, ele invade minha mente. Peço licença, ele não sai. Em seguida vem a lembrança do abraço de um braço só, a manha pra ganhar agrado, o emburramento de tédio no sofá, o rosto bonito dormindo, iluminado pelo azul da televisão. Eu gosto da respiração forte no meu ouvido durante o abraço e dos gestos mais carinhosos, como ajeitar meu travesseiro ou servir água no copo quando ele toma no bico. Tão bonitinho que nem confessei que sempre tomei água no bico...



Esse negócio de gente com alma grande me fascina. Alma que não cabe no corpo, com tanta energia acumulada que se sente preso. Ele me disse que gostava de desenhar. Dei uma caixa com tudo que tinha direito, inclusive papel, pra quando o lado de dentro precisasse fugir. Dizia isso, mais ou menos, no manual de instruções – tão resumido quanto meus bilhetes de amor – que ele leu! E riu. Eu me amarro no jeito obstinado que ele tem, nas convicções, nos empenhos pra me convencer de qualquer coisa. Gosto do jeito que o pensamento dele vai ali e já volta. Volta sempre com uma outra observação.



Uma vez disse que ele me inspirava ao mesmo tempo que me instigava. Verdade.



Umas vezes ele age como se não fizesse ideia do tamanho que tem, do quão rico é.



Parece que ele me seduz sem querer. Eu me pego rindo sozinha, até durante o banho. “Eu sou uma ridícula” é o que vem logo depois do meu próprio flagrante de devaneio. Tem como não rir da maneira como ele me fala as coisas? De me chamar de dentuça como se fosse elogio? De colocar apelidos leguminosos na minha ruivice? Ou do ego que inflou tanto na sala que quase me deixou sem ar? E as manias? Nossa, e o tanto que eu gosto das manias? Já falei das rabugices? Dos vincos que ele borda entre as sobrancelhas quando vai falar de coisa séria? Já disse que interpretamos tantas coisas iguais, que ele também curte AC/DC, lê jornal, tem uma gata e é de virgem?



Ando quase uma terrorista. Esbarro em mais coisas por metro quadrado. Eu, apaixonada, sou quase uma tragédia ambiental. Respondo coisas desconexas para perguntas simples:



- Açúcar ou adoçante?

- Quarta-feira, de preferência na parte da tarde... (ops)

- Os relatórios estão assinados?

- Prefiro verde.



Se me pedem para abrir a janela, volto com um copo de água. Preciso ligar para alguém, pego o celular e verifico se tem mensagem. Não. Ligar pra quem, mesmo? Quase dei banho na cadela usando carpex, vidrex, errorex. Ando perigosa. Escovei os dentes duas vezes antes de dormir.




Desconfigurada, porém, felizinha!

----

Acho engraçado que eu nunca fiz uma poesia na vida, sequer tentei rimar amor, dor e flor numa mísera frase adolescente. Mesmo assim, por deboche ou descaso, sempre acham que escrevo poesia. Eu sou filósofa, ora bolas. E pior, filósofa de araque, dessas que explora o que desconhece, tecendo teorias absurdas, mirabolantes, com muito mais perguntas que respostas. Pego o que serve, engarrafo, coloco na geladeira pra depois. Pego o que não serve, varro para baixo do tapete e espero que volte. Espero que sirva. Espero. Esperar nunca é pontual. Filosofia barata é assim também, nunca é pontual, junta um monte de tudos, de nadas e pronto.


Tenho alma de filósofa por opção – ou falta delas. Tenho alma de poeta por maioria de votos.

----


(ouvi taaaaaaanto Elisa, que a música do post tinha que ser dela!)


Ti Vorrei Sollevare - Elisa



Mi hai lasciato senza parole
Come una primavera
E questo è un raggio di luce
Un pensiero che si riempe di te
E l'attimo in cui il sole
Diventa dorato
E il cuore si fa leggero
Come l'aria prima che il tempo
Ci porti via
Ci porti via
Da qui


Ti vorrei sollevare
Ti vorrei consolare
Mi hai detto ti ho visto cambiare
Tu non stai più a sentire
Per un momento avrei voluto
Che fosse vero anche soltanto un po'
Perchè ti ho sentito entrare
Ma volevo sparire
E invece ti ho visto mirare
Invece ti ho visto sparare
A quell'anima
Che hai detto che non ho


Ti vorrei sollevare
Ti vorrei consolare
Ti vorrei sollevare
Ti vorrei ritrovare
Vorrei viaggiare su ali di carta con te
Sapere inventare
Sentire il vento che soffia
E non nasconderci se ci fa spostare
Quando persi sotto tante stelle
Ci chiediamo cosa siamo venuti a fare
Cos'è l'amore
Stringiamoci più forte ancora
Teniamoci vicino al cuore


Ti vorrei sollevare
Ti vorrei consolare
E viaggiare su ali di carta con te
Sapere inventare
Sentire il vento che soffia
E non nasconderci se ci fa spostare
Quando persi sotto tante stelle
Ci chiediamo cosa siamo venuti a fare
Cos'è l'amoreStringiamoci più forte ancora
Teniamoci vicino al cuore



Comentários

Anônimo disse…
Kukinhaaaa,texto bom de ler. Foto linda, filosofias bem tuas e o livrro, sai quando?
beijo, Lau.
Z. disse…
Que lindo, amiga! Sério... Tô quase chorando! Bjssss
Carlos disse…
Kukyyyyyyyy!!!!
A torcida foi grande...
Será que a gente exagerou?
maya disse…
MUITO DO BEM!
RB disse…
AC/DC é afudêêêê !!!!
BETO disse…
Bocão, 4:23 são horas de mandar mensagem??? huahuahua Nuntindi nada, agora q li o post menos ainda.
bjs eu te amo

Postagens mais visitadas deste blog

observador mirim

Meu filho exerce um fascínio sobre mim. Não me canso de estudar a anatomia dele, escutar a voz com a fala enrolada, corrigir os verbos e incentivar a não falar de si em terceira pessoa. Gosto das nossas brincadeiras e das nossas intimidades, do olhar cúmplice que temos. Mais que tudo, eu gosto de admirar a maneira como ele evolui. Ele testa os limites, arrisca, se impõem, teima, opina. Às vezes ele até me repreende. Eduardo tem uma personalidade doce e decidida. Com dois anos e oito meses já escolhe as próprias roupas, decide o que quer comer, o desenho preferido e o sabor do suco. Divide comigo uma centena de questionamentos. Nós somos muito bons juntos. Fico admirada com a visão que ele tem das coisas, as pequenas percepções e as grandes conclusões. Uma vez, antes do almoço, minha mãe cortava batatas pra fazer a salada e suspirou. Imediatamente ele perguntou se ela estava muito cansada. A naturalidade da pergunta traduzia a simplicidade da constatação, a preocupação com o esta

biscoitices

Dessas tantas ruas por onde passo, de todos os caminhos que não decoro, por tudo onde já me perdi, afirmo com certeza que nenhum rumo é plano ou reto. Há sempre uma curva, um degrau, uma pedra, um muro, uma árvore. Eu sou uma desinventora. E o que eu desinvento a mim pertence. O que não pertence, eu furto, ou roubo armada de flores, risada e cara de doida. O que é viver se não é praticar a insana alegria de mais um dia. Rotina não cansa. Desmonto as horas em minutos e na hora de montar novamente sempre sobra um tempo que vira saudade, que vira bobagem, que vira suspiro, que vira só tempo perdido mesmo. O que me aborrece é pensar que quase preciso pedir desculpa pela minha felicidade, como se a tristeza fosse servida junto com as refeições. Não tenho lentes cor de rosa para o mundo, nem sei brincar de contente, mas com tudo que já vem fora de encaixe, não preciso procurar o que mais pode ser alvo do meu descontentamento. Todos temos cicatrizes. Só procuro levar tudo de forma que e

bacio

Casar anda muito moderno. Mais moderno do que casar é manter-se casado. Em tempos onde o divórcio é presenteado com facilidades, conservar o estado civil contratado pelo casamento é um desafio moderníssimo. Os casais insistem em casar. Insistem mais do que em permanecerem casados. Às vezes o matrimônio exige insistência – a maioria das coisas que se faz em dupla exige, mas não sei porque em matéria de casamento a palavra insistência vem acompanhada de revirar de olhos e bufadas. A insistência não é ruim. Os maiores e os menores feitos da humanidade são paridos da insistência, até aquelas descobertas acidentais. Adoro casamentos, tenho cerimônias de núpcias em todos os finais de semana de outubro. Haja vestido! Acho linda aquela hora que os noivos trocam olhares de cumplicidade. Gosto mais ainda quando cochicham qualquer coisa deixando o público curioso. O noivo fala baixo no ouvido da noiva. A noiva ri. Todos ficam curiosos. Ah... juras de amor! Ou pequenas piadinhas entr